As implicações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado, fundamentada nos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica. Estabelecemos como objetivo geral investigar as implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino de Matemática. Para isso, apresentamos os impactos da Lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino na área do conhecimento Matemática e suas Tecnologias. Discutimos as mudanças na estruturação curricular e na concepção de mundo pela referida BNCC. Os resultados demonstram que as reformas educacionais visam a atender aos interesses econômicos, e que a estruturação curricular da Matemática na BNCC está voltada às necessidades mercadológicas, fundamentando-se na pedagogia das competências. Isso impõe aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas voltadas ao mercado de trabalho, em detrimento de uma formação crítica e emancipatória.

Biografía del autor/a

Danielli Ovsiany Becker

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2024). Professora da educação básica na rede estadual de ensino. Pesquisadora em ensino no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho Docente (GEPEMTD).

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da UNIOESTE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Trabalho docente (GEPEMTD). Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: formação de professores de matemática, ensino e aprendizagem de matemática e Políticas educacionais .

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Publicado
2024-12-19
Cómo citar
BECKER, D. O.; ROSOTTI DE ANDRADE, S. V. As implicações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-15, 19 dic. 2024.