Somos Educadores Matemáticos: uma questão de arqueologia

  • Filipe Santos Fernandes UFMG

Abstract

Este artigo apresenta uma das frentes de análise empreendidas na tese de doutorado A quinta história: composições da Educação Matemática como área de pesquisa (2014). Fundamentada nas potencialidades da estética ficcional para o exercício do pensamento e da linguagem, nossa história busca tratar das possibilidades de vinculação e subordinação da Educação Matemática a outras áreas do conhecimento. E se o mundo que conhecemos deixasse de existir e exploradores de um futuro distante investigassem a Educação Matemática? Que compreensões seriam possíveis? Seria a Educação Matemática uma área de pesquisa vinculada/subordinada a outras áreas? Como as narrativas de vida de pesquisadores disparam modos de pensar a Educação Matemática em suas relações com áreas do conhecimento já constituídas? Perseguindo tais questões, propomos uma arqueologia.

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Published
2016-12-27
How to Cite
FERNANDES, F. S. Somos Educadores Matemáticos: uma questão de arqueologia. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 Dec. 2016.
Section
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade