Macroinclusões e microinclusões de pessoas idosas em um contexto da Educação Matemática

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Abstract

Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária, direcionado ao público idoso. Seu objetivo é oferecer subsídios para uma compreensão sobre a forma como práticas de microinclusões podem surgir em um contexto extensionista envolvendo Educação Matemática e pessoas idosas. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa e a metodologia do estudo de caso, os dados foram produzidos a partir de notas em um caderno de campo, das reuniões da equipe executora para elaboração e discussão das atividades e a partir dos relatórios elaborados pela equipe do projeto. Para compreendermos possíveis práticas de microinclusões, fizemos uma análise a partir de profunda imersão nos dados e no diálogo constante com diferentes referenciais teóricos, em especial, naqueles com uma perspectiva da Educação Matemática Crítica. Os resultados deste processo de análise serão discutidos em dois temas: autonomias e liberdades e Educação Matemática como veículo para justiça social.

Author Biographies

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.
Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.

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Published
2019-02-28
How to Cite
GOMES DA SILVA, G. H.; JULIO, R. S. Macroinclusões e microinclusões de pessoas idosas em um contexto da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 Feb. 2019.
Section
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática