Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática

  • Milton Rosa UFOP
  • Davidson Paulo Azevedo de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey UFOP

Abstract

A utilização do Método Misto de Pesquisa é uma tendência crescente em investigações, pois oferece uma alternativa metodológica aos pesquisadores e investigadores no entendimento de problemas complexos da educação enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em matemática. A compreensão das combinações desse método possibilita a análise e a interpretação de dados coletados na condução de pesquisas e investigações em Educação Matemática, que buscam o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a melhoria para a aprendizagem em Matemática. O desenvolvimento metodológico em Educação tem contribuído para o interesse na utilização do Método Misto de Pesquisa em Educação Matemática, pois a utilização de mais de uma abordagem de pesquisa em um mesmo estudo oferece o entendimento aprofundado dos problemas complexos educacionais enfrentados na área educacional. Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir sobre a implantação desse método de pesquisa na Educação Matemática.

Author Biographies

Milton Rosa, UFOP
Professor adjunto III
Davidson Paulo Azevedo de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
Professor
Daniel Clark Orey, UFOP
Professor adjunto III

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Published
2015-12-18
How to Cite
ROSA, M.; AZEVEDO DE OLIVEIRA, D. P.; OREY, D. C. Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 Dec. 2015.