Mais que Jogar, Criar: As Contribuições do Desenvolvimento de Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática

  • Juliana Campos Sabino de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, Campus Estrutural
  • Mateus Gianni Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, Campus Ceilândia

Abstract

Diversas pesquisas versam sobre o uso de jogos na área de matemática. No entanto, enquanto em geral se problematiza acerca das contribuições do jogar no ato educativo, essa pesquisa se inclina ao processo de criação do jogo. Objetivou-se, portanto, investigar a potencialidade da elaboração de jogos matemáticos a partir das percepções de vinte estudantes da licenciatura em matemática do Instituto Federal de Brasília. Para tanto, roda de conversa e observação participante foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. A necessidade de se estudar os conteúdos envolvidos nos jogos que são elaborados, a calibragem de tempo para a realização de cada partida e a reflexão sobre como se dá a interação entre os prováveis jogadores foram as principais percepções coletadas junto aos estudantes no que se refere a etapas perpassadas no processo de criação do jogo.

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How to Cite
SOUZA, J. C. S. DE; FONSECA, M. G. Mais que Jogar, Criar: As Contribuições do Desenvolvimento de Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 1-13, 11.
Section
Situações de ensino e aprendizagem de matemática