Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática

  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • André Luis Trevisan
  • Thamires da Silva Souza

Abstract

Este artigo discute possibilidades para a avaliação da aprendizagem no trabalho em grupo em aulas de Matemática, assim como sua dinâmica e as ações de intervenção do professor nesse contexto. Toma como pressuposto a avaliação como prática de investigação, que oportuniza momentos de reflexão para o aluno e para o professor, e baseia-se em dados observados e recolhidos em aulas de Matemática de uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. Busca identificar elementos que apontam potencialidades da utilização do trabalho em grupo como meio de intervenção e as possibilidades de sua utilização enquanto instrumento de avaliação. A análise apontou que, ao observar e avaliar a atividade de seus estudantes em trabalho em grupo para além de reconhecer o correto ou o incorreto em suas resoluções, a professora buscava compreender o modo como os alunos estavam lidando com as tarefas, no intutio de guiá-los em seus processos de aprendizagem.

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Published
2016-12-27
How to Cite
MENDES, M. T.; TREVISAN, A. L.; SOUZA, T. DA S. Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 Dec. 2016.