História Oral e Educação Matemática: práticas de pesquisas

  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – UNESP
  • Diogo Franco Rios Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Abstract

A História Oral vem sendo cada vez mais frequente nas pesquisas em Educação Matemática, agregando pesquisadores de vários grupos e estados brasileiros em torno dessa perspectiva teórico-metodológica. Em 2016 foi constituído um Simpósio Temático “História Oral e Educação Matemática”, realizado já em duas edições do Encontro Nacional de História Oral, da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). A partir dessas reuniões científicas decidimos pela produção de um dossiê trazendo alguns trabalhos que foram apresentados, após um aprofundamento posterior aos debates lá realizados ou a partir da articulação entre participantes. Há um texto que traz uma discussão sobre o próprio ST e os textos lá apresentados, de maneira mais ampla, além de apresentarmos outros sete artigos que associam pesquisas em Educação Matemática à História Oral: em exercícios historiográficos; em análises contemporâneas em Educação; em práticas voltadas à formação de professores de matemática; e em exercícios de reflexão teórico-metodológica.

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Published
2020-01-08
How to Cite
BARALDI, I. M.; FRANCO RIOS, D. História Oral e Educação Matemática: práticas de pesquisas . Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 292-300, 8 Jan. 2020.
Section
História Oral e Educação Matemática