Didática da Matemática e Domesticação da Escola

  • Filipe Santos Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais.
Palavras-chave: Didática, Didática da Matemática, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Fundamentalmente, as pesquisas em Didática da Matemática têm se ocupado com a constituição de mecanismos de valoração dos aspectos didáticos que circunstanciam os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação da matemática escolar. Neste artigo, espera-se problematizar como esses mecanismos, se tomados de modo descuidado, podem atuar como dispositivos de domesticação da escola: uma série de táticas e de estratégias que visam eliminar, restringir, coagir, neutralizar ou controlar o espaço escolar, desviando-o de um sentido de tempo livre que, outrora, lhe fora atribuído. Ao final, articula-se essa discussão com um episódio sobre o ensino de funções em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, buscando levantar questões e perspectivas outras para a Didática da Matemática.

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
FERNANDES, F. S. Didática da Matemática e Domesticação da Escola. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.