Engajamento da Educação Matemática nas Dimensões das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Abstract

Este trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa cujo propósito foi compreender questões ligadas à permanência e progresso acadêmico de estudantes de cursos superiores da área das ciências exatas, beneficiários de ações afirmativas. Em particular, este artigo traz evidências de possíveis formas de engajamento da educação matemática nos diversos aspectos das políticas de ações afirmativas, os quais podem influenciar a estrutura pedagógica e organizacional das universidades. Utilizando-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, os dados discutidos neste artigo foram produzidos em duas etapas. Na primeira, a partir de uma pesquisa documental, buscaram-se informações que fornecessem um quadro mais amplo em relação ao tratamento das políticas de ações afirmativas nas universidades federais da região sudeste do Brasil. Na segunda, foram escolhidas duas universidades para a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes, gestores e estudantes beneficiados por ações afirmativas de cursos de exatas. Para a organização e análise dos dados, utilizaram-se ferramentas da análise de conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. Resultados destes estudo serão discutidos a partir de três temas: dimensões das políticas de ações afirmativas; engajamento da educação matemática na dimensão de ingresso das ações afirmativas; e engajamento da educação matemática na dimensão de permanência das ações afirmativas.

Author Biography

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.

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Published
2016-12-28
How to Cite
GOMES DA SILVA, G. H. Engajamento da Educação Matemática nas Dimensões das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 Dec. 2016.
Section
Artigos (fluxo contínuo)