Dificuldades comuns no desenvolvimento de Modelagem Matemática e uso pedagógico de Tecnologias Digitais na Educação Básica
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar a análise de publicações da última década em periódicos que trazem pesquisas relacionadas ao uso de Modelagem Matemática (MM) e/ou Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica, para verificar dificuldades comuns ao utilizá-las na perspectiva docente em sala de aula. As publicações foram encontradas no SciELO Brasil a partir de critérios inerentes aos focos das pesquisas, resultando em um corpus com 13 artigos, os quais foram analisados com o respaldo da Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção de duas categorias. A primeira, relacionada a questões estruturais da escola, como infraestrutura física e rigidez da estrutura escolar e curricular. A segunda remete à fragilidade da formação e do conhecimento docente, abordando dificuldades e inseguranças do professor. Como resultados, destacam-se diversas aproximações entre as dificuldades ao desenvolver atividades de MM e/ou utilizar as TDIC como ferramentas de ensino.
Citas
ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, especial, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: abr. 2022.
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, Tecnologias e Modelagem Matemática: as discussões dos alunos. 2002. 180f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2002.
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 55-68, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37948/28976. Acesso em jun. 2022.
ARRUDA, Heloisa Paes de Barros. Planejamento de aula e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: percepção de docentes do Ensino Médio. 2012. 256 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9688. Acesso em: abr. 2022.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvez, Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BARBOSA, Angela Afonsina de Souza. Modelagem matemática: relatos de professores. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Ciências Exatas. Curitiba, Paraná: Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30242. Acesso em jun. 2022.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, n. 4, p. 73 -80, 2004.
BELO, Cibelli Batista; BURAK, Dionisio. A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 19, 2020. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7485337. Acesso em: jun. 2022.
BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial (1), 157-171, 2011. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/11.pdf. Acesso em: dez. 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: abr. 2022.
CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37940/28968. Acesso em: mai. 2022.
CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 775-800, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278. Acesso em: abr. 2022.
CEOLIM, Amauri Jersi; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Obstáculos e dificuldades apresentados por professores de matemática recém-formados ao utilizarem modelagem matemática em suas aulas na educação básica. Bolema, v. 31, p. 760-776, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/sSGMdTkmK37JSYHLVsQczLM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
COSTA, Vinícius Vieira; MEDEIROS, Miguel Araújo. Concepções de professores do ensino médio sobre a internet. Anais... VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1003.pdf. Acesso em: jun. 2022.
COSTA, Daniana; PONTAROLO, Edilson. Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 149-168, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/mQVQp8thpJMdy9qkjZxVbTD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
FERREIRA, Marcello; et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/dJv9Vkft6434ffg5tJDPbpM/?lang=pt. Acesso em jun. 2022.
FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, v. 34, p. 501-521, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/J8bCFRSYtvthm8HjfWWyDYt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
IDEM, Rita de Cássia; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues. Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática. EccoS–Revista Científica, n. 56, p. 8501, 2021. Disponível em https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8501/8796. Acesso em mai. 2023.
INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019.
JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Teresa. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema, v. 29, p. 998-1022, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RVsdSzYqRdpNLx8Vht3mcMS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
LIZ, Lucilene Lisboa; QUAREZEMIN, Sandra. Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educar em Revista, p. 173-190, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/CDHpDCFkv5FzG86Qwghr95H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
LOPES, Maria Maroni. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, v. 27, n. 46, p. 631-644, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7jbBvcDtcR7tG7qGYwXzMQM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, p. 269-296, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/n45nDkM4vvsHxGw9tgCnxph/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.
MACIEL, Kayque Henrique; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; CEOLIM, Amauri Jersi. Uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): formação inicial e percepções de licenciandos em matemática da Unespar. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 308–329, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6220/4243. Acesso em jun. 2022.
MAGNUS, Maria Carolina Machado. Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. 121f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursa. 2 ed. rev. Ijuí. Editora Unijuí, 2011
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2001.
PERALTA, Helena; COSTA, Fernando Albuquerque. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sísifo, n. 3, p. 77-86, 2016. Disponível em http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/63/82. Acesso em: jun. 2022.
PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Karina Alessandra Pessoa; GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de professoras dos anos iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus-Journal of Education, v. 9, n. 2, p. 154-180, 2021. Disponível em https://www.redalyc.org/journal/5757/575769046008/575769046008.pdf. Acesso em: abr. 2023.
SANT'ANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos; BORBA, Marcelo de Carvalho. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 03, ago. 2012. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v18n03/v18n03a03.pdf. Acesso em: nov. 2022.
SANTOS, L. M. M.; BISOGNIN, V. Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática na educação fundamental. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A.D.; ARAÚJO, J. L. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.
SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 563-576, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0563.pdf. Acesso em: mai. 2022.
SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; PENTEADO, Miriam Godoy. Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v19n02/v19n02a04.pdf. Acesso em: mai. 2022.
SILVA, Juarez Bento; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: mai. 2022.
SILVA, Raquel Silveira; NOVELLO, Tanise Paula. O uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/download/1733/1159. Acesso em: mai. 2022.
SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, Ole; PENTEADO, Miriam Godoy. Riscos trazem possibilidades. In: SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. São Paulo: Ed. Papirus, 2008. p. 41-50.
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. Alfabetização científica em ambiente de Modelagem Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n.1, 2017. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5334/3532. Acesso em: set. 2022.
TARDIF, Maurice; LESSARD Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
VASCONCELOS, Carlos Alberto; SANTOS, Josiane Cordeiro de Sousa. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 205-228, 2021. Disponível em http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/575. Acesso em: abr. 2023.
VILANOVA, Ariane Delitti. Sala de aula invertida versus sala de aula tradicional: ensaio randomizado controlado no curso de Técnico de enfermagem. Dissertação de Mestrado. 2021. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204092. Acesso em: mai. 2022.
Derechos de autor 2024 Perspectivas da Educação Matemática

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.