A Imaginação e a Intuição na Dinâmica do Conhecimento Matemático: subsídios para uma pesquisa epistemológica e pedagógica

  • Lucimar Donizete Gusmão Universidade Estadual de Maringá, Paraná
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá - Paraná
  • José Carlos Cifuentes Universidade Estadual de Maringá

Resumen

A pesquisa, desenvolvida neste artigo, é de natureza teórica. Ela procura reunir subsídios para colocar em suas devidas bases epistemológicas o problema da elaboração de uma “epistemologia da imaginação e da intuição” no campo da matemática e de seu ensino. Tem por finalidade fundamentar a interdisciplinaridade entre a matemática, a arte e outras ciências, favorecendo a compreensão da própria matemática com implicações para seu ensino. Em se tratando de compreender a matemática, ela terá como base teórica a epistemologia e a filosofia da ciência de Henri Poincaré e de Gaston Bachelard. Ambos trouxeram muitas contribuições nesse campo; suas concepções sobre a construção da ciência, a relação com a matemática e o papel da imaginação e da intuição entram em diálogo em suas obras. A imaginação e a intuição, em complemento à lógica, são motores do pensamento matemático, que, por meio de sua dinamicidade favorece a criatividade na própria matemática e sua aplicação nas outras ciências. 

Biografía del autor/a

Lucimar Donizete Gusmão, Universidade Estadual de Maringá, Paraná

Mestre em Educação em Ciência e em Matemática; Universidade Federal do Paraná – UFPR; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá/PR, Brasil. E-mail: lucimar.gusmao@gmail.com.

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Doutor em Matemática; Universidade de São Paulo (São Carlos) – USP/São Carlos; professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá/PR, Brasil. E-mail: vsfranco@gmail.com

José Carlos Cifuentes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Matemática; Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática; Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, Brasil. E-mail: jccifa@gmail.com.

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Publicado
2017-04-17
Cómo citar
GUSMÃO, L. D.; FRANCO, V. S.; CIFUENTES, J. C. A Imaginação e a Intuição na Dinâmica do Conhecimento Matemático: subsídios para uma pesquisa epistemológica e pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 17 abr. 2017.