Livro Didático e Apropriação de Conceitos Algébricos: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

  • Juciane Teixeira Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba - UNIUBE

Resumen

O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar se a abordagem proposta nos livros escolares de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, adotados na rede municipal de ensino de Uberaba/MG, nos últimos cinco anos, favorece a apropriação de conceitos algébricos na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Há uma tendência de não enfatizar o transformismo algébrico. Os livros trazem fragmentos de história da matemática, situações-problemas ligadas a outras áreas do conhecimento e da matemática, como a geometria, ou seja, há uma busca de “contextualização” dos conceitos algébricos. Entretanto, essa abordagem tem subjacente a lógica da generalização empírica

Biografía del autor/a

Juciane Teixeira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Mestre em Educação pela Universidadde de Uberaba. Técnica em Assuntos Educacionalis - UFTM
Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba - UNIUBE
Doutora em Educação Matemática - PUC/SP. Docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

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Publicado
2017-01-18
Cómo citar
SILVA, J. T.; RESENDE, M. R. Livro Didático e Apropriação de Conceitos Algébricos: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 18 ene. 2017.