(Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera

  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Roberta Resurreição de Souza Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Resumen

Este artigo discute questões sobre a construção do pensamento geométrico a partir de experimentação e de manipulação de materiais didáticos e focaliza em como isso repercute na formação continuada de professores dos anos iniciais. Busca identificar indícios de (re)construções de conhecimentos geométricos sobre a esfera e discussões sobre sua não planificação por docentes. Desenvolvemos pesquisa qualitativa do tipo intervenção, com observação participante, produção de diário de campo e gravações audiovisuais, envolvendo dez professoras em um curso de extensão. O curso contempla situações desencadeadoras de aprendizagem a partir de problematizações, experimentações de materiais manipuláveis e discussões coletivas. Os dados evidenciam que discussões promovidas contribuíram para ampliação de conhecimentos sobre esfera e confirmaram sua não planificação, indicando elementos de (re)construção de conhecimentos de geometria. Apontam ainda para a relevância de formações de professores que investem na interação e na colaboração como estratégia de reelaboração de conhecimentos matemáticos e pedagógicos matemáticos coletivamente.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Ufes; 

Atuando na licenciatura em matemática do Ives/Vitória e no programa de mestrado profissional Educimat;

Pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática, práticas pedagógicas de matemática, geometria e laboratório de matemática

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Educação pela UFES;

Atuando na licenciatura em matemática do Ives/Vitória e no programa de mestrado profissional Educimat;

Roberta Resurreição de Souza, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Licenciada em matemática

Citas

AZEVEDO, Nádia Alexandra P. C. Atividade investigação em Geometria: uma experiência no 2.º ano de escolaridade. Lisboa, 2013. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CROWLEY, Mary L. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary Montgomery; SHULTE, Albert P (orgs.). Aprendendo e Ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994.

DAMIANI, Magda Floriana. Sobre pesquisas do tipo intervenção. Anais Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP. Campinas, p.1-8, 2012.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, n. 45, p.57–67, 2013.

DE VILLIERS, Michael. Algumas reflexões sobre a teoria de Van Hiele. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.12, n. 3, p. 400-431, 2010.

FREITAS, Maria Teresa A.; RAMOS, Bruna Sola (Org.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. v. 4. Juiz de Fora: UFJF, 2010.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GUTIÉRREZ, Ángel. Investigar es evolucionar: Um ejemplo de investigación em processos de razonamiento. Em PLANS, N. (ed.). Teoría, crítica y prática de la educación matemática (serie Crítica y fundamentos) Barcelona: Graó, n. 41, p. 43-59, 2012.

HERSHKOWITZ, Rina. Aspectos psicológicos da aprendizagem a geometria. Boletim Gepem, Rio de Janeiro: o grupo, n. 32, ano XVIII, p.3-31, 1994.

KALEFF, Ana Maria M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: A Sala de Aula Frente ao Laboratório de Ensino e à História da Geometria. Rio de Janeiro: UFF/UAB/CEDERJ, 2008.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Blumenau: SBEM, ano III, nº 4, p.3–13, 1995.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipulativos. In: LORENZATO, S. (Orgs.) O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. S.; PASSOS, Carmen L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina Célia. Grupo colaborativo em geometria: uma trajetória… uma produção coletiva. In: NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. M.; GRANDO, Regina Célia. (org). Experiências com geometria na escola básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos: Pedro&João, 2008, p. 11-46.

NACARATO, Adair M.; PASSOS, Cármen L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica , 2013.

PAIS, Luiz Carlos. Intuição, Experiência e Teoria Geométrica. Zetetiké: Campinas, v. 4, n. 6, p.65-74, 1996.

PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da Geometria. Anais da 23ª Reunião da ANPED, 2000. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/analise_significado.pdf>. Acesso em agosto de 2014.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké: Campinas, ano 1, n.1, p.7-17, 1993.

PONTE, João Pedro da. Formação do professor de Matemática: Perspectivas atuais. In: PONTE, João Pedro da. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p.343-360, 2014.

OLIVEIRA, Sabrine Costa. (Re)construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

RÊGO, Rogéria G.; RÊGO, Rômulo M. do; VIEIRA, Kleber M. Laboratório de ensino de geometria. Campinas: Autores Associados, 2012.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. v. 9, n. 2, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56790202>. Acesso em: 23 nov. 2014.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, Washington, February, 1986, p. 4-14.

SOUZA, Neusa Maria Marques de; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Integração Escola-Universidade como Atividade de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, v. 8, n. 16, p. 140 – 165, 2015.

SOUZA, Roberta Resurreição. (Re)construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

VALE, Isabel. Materiais Manipulativos. Viana do Castelo: ESE, 2002.

VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim Gepem: Rio de Janeiro, ano XXXVI, n. 65, p.3-16, 2014.

VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. A utilização da visualização para ensinar a aprender matemática. In: PINTO, Hélia; JACINTO, Hélia; HENRIQUES, Ana; SILVESTRE, Ana; NUNES, Cláudia (org.). Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, 2012.

VAN HIELE-GELDOF, Dina. Dissertation of Dina Van Hiele-Geldof Entitled: The didactic of Geometry in the Lowest Class of Secondary School. In English Translation of Selected Writings of Dina Van Hiele-Geldof and Pierre Marie Van Hiele edited for Dorothy Geddes, David Fuys and Rosamond Tischler. Washington. D.C.: NSF, 1984 (Trabalho original publicado em 1957).

Publicado
2016-12-28
Cómo citar
SILVA, S. A. F. DA; CÔCO, D.; SOUZA, R. R. DE. (Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental