Compreensões de Número Expressas por Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização: convivência com números

  • Julio Cesar Augustus de Paula Santos Unesp - Rio Claro

Resumen

Neste artigo trazemos aspectos revelados por uma pesquisa de mestrado desenvolvida no período de 2013 a 2016 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus Rio Claro. O objetivo da pesquisa foi investigar a compreensão da ideia de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. Desenvolvida qualitativamente, com abordagem fenomenológica, a pesquisa expressa o diálogo tido com um grupo de professores de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo (SP). A pesquisa revelou que, para os professores entrevistados, a experiência vivida se mostra significativa à compreensão de números e que os números fazem parte do cotidiano não apenas significando quantidade, mas também código. Tal compreensão abre possibilidades para discutirmos, por exemplo, a formação de professores para ensinar números, no contexto do ciclo de alfabetização.

Biografía del autor/a

Julio Cesar Augustus de Paula Santos, Unesp - Rio Claro

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus Rio Claro (Unesp - Rio Claro). Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM - São Paulo).Editor de texto de conteúdos didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Ministra minicursos, oficinas e palestras sobre o ensino de Matemática na Educação Básica para professores das redes de ensino pública e privada do Estado de São Paulo. 

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
SANTOS, J. C. A. DE P. Compreensões de Número Expressas por Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização: convivência com números. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental