A de Aula

  • Ricardo de Oliveira Mendes Universidade Federal do Piauí

Resumen

A partir das concepções de aula expressas por Deleuze e por Paulo Freire se desenvolve, neste trabalho, problematizações em torno da educação escolar e seus sujeitos principais: alunos e professores. O texto propõe um debate sobre a sala de aula de modo a se afastar do acúmulo de conhecimento e do desenvolvimento de competências. Para tanto, recorre-se ao significado de “experiência extraordinária”. Neste contexto, os sujeitos ativos e responsáveis pelo processo educativo escolar dão lugar aos sujeitos expostos à experiência. Sujeitos que padecem e expõem os próprios corpos aos encontros. Assim compreendendo, a aula, ou a escola, não pode ser nada mais do que um lugar de encontros. Ou o espaço livre para a experiência. Ou, ainda, um verdadeiro acontecimento.

Citas

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, DANILO R.; REDIN, EUCLIDES; ZITKOSKI, JAIME JOSÉ (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 69–70.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze. [S.l: s.n.]. Acesso em: 11 abr. 2015, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Patôs: Capitalismo e Esquizofrenia. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUGANTI, Luiz. Aula 1: Filosofia na primeira idade. [S.l: s.n.]. Disponível em: <http://escolanomade.org/category/curso-educacao-para-potencia/>. Acesso em: 4 mar. 2016a. , [S.d.]

FUGANTI, Luiz. Aula 3: A natureza da experimentação. [S.l: s.n.]. Disponível em: <http://escolanomade.org/category/curso-educacao-para-potencia/>. Acesso em: 16 mar. 2016b, [S.d.]

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes; João W. Geraldi. 1. ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2015. (Educação: Experiência e Sentido).

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução Lílian Do Valle. 3. ed. Belo Horizonte - BH: Autêntica, 2015. (Educação: Experiência e Sentido).

ROMÃO, José Eustáquio. Aula. In: STRECK, DANILO R.; REDIN, EUCLIDES; ZITKOSKI, JAIME JOSÉ (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 52–53.

SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte - BH: Autêntica, 2009. (Educação: Experiência e Sentido).

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Tradução Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo - SP: Cortez, 2007.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Publicado
2017-06-11
Cómo citar
MENDES, R. DE O. A de Aula. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 11 jun. 2017.
Sección
Foucault, Deleuze e Educação Matemática