A educação matemática na perspectiva inclusiva: investigando as concepções constituídas no Brasil desde a década de 1990

  • Elton de Andrade Viana Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Ana Lucia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Resumen

Com o objetivo de definir a atual concepção de educação matemática na perspectiva inclusiva à partir do movimento de educação na perspectiva inclusiva, historicamente consolidado no sistema educacional brasileiro por meio do modelo educacional de integração, o presente artigo tem como zona de inquérito entender qual é a concepção de educação matemática  na perspectiva inclusiva que podemos identificar no Brasil, desde o estabelecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Assumindo o princípio da normalização amplamente discutido na literatura da educação especial como referencial teórico, realizamos uma investigação utilizando o método comparativo e considerando como elementos a serem investigados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Após análise, foi possível identificar duas concepções: uma entendida a partir das propostas divulgadas na década de 1990 e a outra recentemente gerada pelas pesquisas e reflexões adotadas na atual conjuntura do sistema educacional.

Biografía del autor/a

Elton de Andrade Viana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Ana Lucia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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Publicado
2019-02-28
Cómo citar
VIANA, E. DE A.; MANRIQUE, A. L. A educação matemática na perspectiva inclusiva: investigando as concepções constituídas no Brasil desde a década de 1990. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 feb. 2019.
Sección
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática