O que dizem os Tradutores Intérpretes de Libras sobre a relação com os professores de Matemática

  • Nádia dos Santos Gonçalves Porto Nádia dos Santos Gonçalves Porto Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Diogo Franco Rios Diogo Franco Rios Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumen

O presente artigo apresenta parte da análise realizada na Dissertação de Mestrado da primeira autora, sob orientação do segundo autor, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A dissertação abordou a atuação de quatro Tradutores Intérprete de Libras (TILS) em disciplinas de Matemática no Ensino Superior em instituições da região Sul do Rio Grande do Sul, a partir das entrevistas realizadas com eles, sob a perspectiva da História Oral. Aqui apresentamos, especialmente, algumas discussões relativas ao modo como os TILS interpretam a relação que têm estabelecido com os professores de Matemática nesse contexto educacional. Suas narrativas oferecerem à área perspectivas ainda não contempladas pelos educadores matemáticos, em função do lugar que ocupam no processo pedagógico e, desse modo, suas interpretações sobre a Educação de Surdos podem provocar um enriquecimento dos debates sobre o tema.    

Citas

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Publicado
2019-12-21
Cómo citar
NÁDIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO, N. DOS S. G. P.; DIOGO FRANCO RIOS, D. F. R. O que dizem os Tradutores Intérpretes de Libras sobre a relação com os professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 370-384, 21 dic. 2019.
Sección
História Oral e Educação Matemática