A Formação Intercultural para Educadores Indígenas: possibilidades e formas de resistência

  • Vanessa Sena Tomaz Vanessa Sena Tomaz Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

Resumen

O artigo discute os tensionamentos que ocorrem na formação dos professores indígenas em licenciatura intercultural, na habilitação em Matemática, quando outras formas de saberes e práticas, associados a grupos historicamente excluídos e subalternizados ganham força. Parte-se de resultados de pesquisas de grupos de pesquisadores indígenas e não-indígenas, dentro da temática educação intercultural indígena, fundamentadas em diferentes lentes teóricas. Discute-se as contribuições dessas pesquisas para problematizar, sustentar ou rever as propostas de formação de professores indígenas que atuam ou vão atuar em suas comunidades. Conclui-se que a formação dos professores indígenas é tensionada pelas políticas de acesso e permanência dos licenciandos na universidade, pela proposta curricular e pelas práticas docentes nas escolas das aldeias, pelos modos de vida de cada povo e pertencimento sociolinguístico e pelos limites de algumas teorias que são usadas para fundamentar as pesquisas no campo da educação escolar indígena.

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Publicado
2020-01-14
Cómo citar
VANESSA SENA TOMAZ, V. S. T. A Formação Intercultural para Educadores Indígenas: possibilidades e formas de resistência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 654-678, 14 ene. 2020.
Sección
Formação de professores que ensinam matemática em contextos de regulação e perda