POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DA INTERNET NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Tania Marli Rocha Garcia
  • Mariam Godoy Penteado

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como futuros professores de matemática se apropriam dos recursos disponíveis na Internet como subsídio para a preparação de aulas a serem ministradas no seu estágio de docência. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, foi realizada uma investigação sobre o uso da Internet no contexto de um trabalho com projetos. Os resultados destacam duas situações: a primeira mostrando o que ocorre quando os futuros professores atuam como usuários de alguns recursos da Internet, compreendendo-a como um espaço a ser explorado; a segunda apresenta os sentimentos e impressões dos futuros professores quando atuam como autores, produzindo e divulgando informações na Internet, vista então, como um espaço a ser habitado. A análise dos dados apresenta algumas possibilidades e desafios que as tecnologias digitais trazem para a formação inicial de professores de Matemática, especialmente quando se articulam ao trabalho com projetos.

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Publicado
2020-03-05
Cómo citar
MARLI ROCHA GARCIA, T.; GODOY PENTEADO, M. POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DA INTERNET NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 39-54, 5 mar. 2020.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)