Formação Matemática na Licenciatura e Demandas da Prática Docente Escolar: o Caso da Álgebra

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Algébrica Escolar. Demandas da Prática. Formação Matemática na Licenciatura. Currículo.

Resumo

Relatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina). 

Biografia do Autor

Juliano Pereira da Silva, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Juliano Pereira da Silva é licenciado em Matemática pela UFMG, Mestre em Educação Matemática pela UFOP e atualmente é doutorando em Educação pela UFMG. Faz parte do corpo docente de Matemática do Colégio Técnico, COLTEC, da UFMG.  Se dedica a pesquisas sobre formação de professores de matemática, saberes e conhecimentos do professor acerca da matemática escolar, estágio supervisionado e professor supervisor. E-mail: juliano.coltec@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4405-0152.

Plinio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Plinio Cavalcanti Moreira é bacharel e mestre em Matemática e doutor em Educação, todos pela UFMG. Atualmente é professor Associado do Departamento de Educação Matemática da UFOP, onde desenvolve pesquisas focalizando principalmente as relações entre os processos de formação de professores de Matemática da Educação Básica e os saberes requeridos na prática profissional  docente escolar. E-mail: pliniocavalcantim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9576-2769.

Referências

ALLEVATO, Norma Gomes; ONUCHIC, Lourdes. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim Gepem, v. 55, p. 133-154, 2009.

BALL, Deborah; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BEDNARZ, Nadine; PROULX, Jerôme. Knowing and using mathematics in teaching: Conceptual and epistemological clarifications. For the Learning of Mathematics, 29(3), 11–17, 2009.

BOOTH, Lesley. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: Coxford, Arthur; Shulte, Albert (org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, p. 23-37, 1994.

BORASI, Rafaela. Using errors as springboards for the learning of mathematics: an introduction. Focus on Learning Problems in Mathematics, v. 7, n. 3-4, p. 1-14, 1985.

BRANCO, Neusa; PONTE, João Pedro. The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking. Far East Journal of Mathematical Education, 8(2), 101-135, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017.

CAI, Jinfa; KNUTH, Eric (Eds.). Early algebraization: a global dialogue from multiple perspectives. Berlin: Springer, p. 5-23, 2011.

CHAPMAN, Olive. Mathematics teachers’ knowledge for teaching problem solving. LUMAT, 3(1), 19-36, 2015.

COELHO, Flávio Ulhôa; AGUIAR, Márcia. História da Álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, 32 (94), 2018

COXFORD, Arthur; SHULTE, Albert. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1994.

CURY, Helena Noronha. Retrospectiva histórica e perspectivas atuais da análise de erros em Educação Matemática. Zetetiké, p.39-50, v. 3, n. 4, 1995.

CURY, Helena Noronha. Análise de erro: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CURY, Helena Noronha. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros. In: CURY, Helena Noronha; VIANNA, Carlos Roberto. (Org.) Formação do professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz: Editora IPR, pp. 19-48, 2012.

CURY, Helena Noronha. Formação de professores de matemática e análise de erros: uma relação indissociável. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, Rio Grande do Sul, 2013. Anais... Canoas: ULBRA, 2013.

DEMONTY, Isabelle.; VLASSIS, Joelle.; FAGNANT, Annick. Algebraic thinking, pattern activities and knowledge for teaching at the transition between primary and secondary school. Educational Studies in Mathematics, 99:1–19, 2018.

DRIJVERS, Paul (ed.). Secondary Algebra Education. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

EGODAWATTE, Gunawardena. Secondary school students’ misconceptions in algebra. Doctor of Philosophy Dissertation. Department of Curriculum, Teaching and Learning, University of Toronto, Canada, 2011.

FERREIRA, Maria Cristina Costa. Conhecimento Matemático específico para o ensino na Educação Básica: a álgebra na escola e na formação do professor. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, UFMG, 2014.

FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana Carneiro. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, Dario (org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras: 121-156, 2003.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GRAEBER, Anna. Mathematics and the reality of the student: bringing the two together. In: DAVIS, Robert.; MAHER, Carolyn. (eds.) Schools, Mathematics and the world of reality. Boston: Allin and Bacon, p.213-236, 1993.

GRANELL, Carmen Gomez. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, Ana.; TOLCHINSKY, Liliana. Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1997.

GRAY, Eddie; TALL, David. Success and failure in mathematics: the flexible meaning of symbols as process and concept. Mathematics Teaching, n. 142, p. 6-10, 1993.

KUCHEMANN, Dietmar. Algebra. In: HART, Katherine. Children’s understanding of mathematics. London: Murray, p.102 - 119, 1981.

LESTER, Frank Jr. Thoughts about research on mathematical problem- solving instruction. The Mathematics Enthusiast, volume 10 (nos. 1&2), p. 245-278, 2013.

LILJEDAHL, Peter et al. Problem solving in mathematics education. ICME-13 topical surveys. Berlin: Springer International Publishing, 2016.

LOCHHEAD, Jack.; MESTRE, José. P. Das palavras à álgebra: corrigindo concepções erradas. In: COXFORD, Arthur; SHULTE, Albert (Org.). As Ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, p.144-154, 1994.

MASON, John. Structuring Structural Awareness: A Commentary on Chapter 13. In: BUSSI, Maria Bartolini; SUN, Xu Hua (eds.), Building the Foundation: Whole Numbers in the Primary Grades, New ICMI Study Series, https://doi.org/10.1007/978-3-319-63555-2_14, 2018.

MASON, John; BURTON, Leone; STACEY, Kaye. Thinking mathematically. Harlow, England: Pearson, 1982/2010.

MIGUEL, Antonio.; FIORENTINI, Dario.; MIORIM, Mariangela. Álgebra ou Geometria: para onde pende o pêndulo? Pró-posições, vol. 3, n. 1, Campinas, SP, 1992.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NCTM. An agenda for action: Recommendations for school mathematics of the l980’s. Reston, VA, 1980.

NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA, 2000.

OLIVEIRA, Clarissa Alves. Interpretação dos enunciados de problemas matemáticos: um estudo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Dissertação (Mestradoem Educação Matemática). Universidade Federal de Ouro Preto, 2018.

ONUCHIC, Lourdes. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 199-218, 1999.

PIÑEIRO, Juan Luis; CASTRO-RODRIGUEZ, Elena; CASTRO, Enrique. Componentes de conocimiento del profesor para la enseñanza de la resolución de problemas en educación primaria. PNA 13(2), 104-129, 2019.

PINTO, Neusa Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Papirus: Campinas, 2000.

PONTE, João Pedro; CANAVARRO, Ana Paula. A resolução de problemas nas concepções e práticas dos professores. In: FERNANDES, Domingos; BORRALHO, Antonio; AMARO, Gertrudes. Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular. Évora: Instituto de Inovação Educacional p.197-211, 1994. Disponível em http://hdl.handle.net/10174/17203 Acesso em: 31/07/2021

PONTE, João Pedro.; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC, 2009. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/7105. Acesso em: 31/07/2021

RADATZ, Hendrik. Students’ errors in the mathematical learning process: a survey. For the Learning of Mathematics, v. 1, n. 1, p. 16-20, 1980.

RADFORD, Luis. Signs, gestures, meanings: algebraic thinking from a cultural semiotics perspective. Plenary 1, Proceedings of CERME 6, January 28th-February 1st 2009, Lyon, France, 2009. Disponível em www.inrp.fr/editions/cerme6. Acesso em: 31/07/2021

RADFORD, Luis. Layers of generality and types of generalization in pattern activities. PNA, 4(2), 37-62, 2010.

RADFORD, Luis. Grade 2 students’ non-symbolic algebraic thinking. In: CAI, Jinfa.; KNUTH, Eric. (Eds.). Early algebraization: a global dialogue from multiple perspectives. Berlin: Springer, p. 303-322, 2011.

SCHOENFELD, Alan. Learning to think mathematically: problem solving, metacognition and sense making in mathematics. In: Grows, D. (ed.) Handbook for Research on Mathematics Teaching and Learning (pp. 334-370). New York, NY: Macmillan, 1992.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

VERGNAUD, Gérard. The Theory of Conceptual Fields. Human Development 52:83–94, 2009.

Publicado
2021-07-29
Como Citar
SILVA, J. P. DA; MOREIRA, P. C. Formação Matemática na Licenciatura e Demandas da Prática Docente Escolar: o Caso da Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 29 jul. 2021.
Seção
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát