A Construção do Conceito de Número no Ensino Fundamental: Uma Pesquisa Bibliográfica

  • Antoniel Neves Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Flaviana dos Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Marlubia Correa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Palavras-chave: Conceito de número, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Jean Piaget, Pesquisa bibliográfica, Análise textual discursiva

Resumo

Neste artigo, reproduz-se estudo em que se investigou como acontece a construção do conceito de número para os estudantes que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico foi orientado pela epistemologia genética de Jean Piaget, que trata da construção do conhecimento matemático. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados em duas bases de dados, com o emprego do protocolo de pesquisa adaptado na Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Dessa busca, restaram nove documentos, tratados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que o conceito de número foi construído a partir da ideia de agrupamento de quantidade, noções de adição e subtração, e, após, foram estruturados os conceitos de números naturais, partindo dos números menores para os maiores.

Biografia do Autor

Antoniel Neves Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2020) e especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Educação Ethikos. Tem experiência na área de Educação, como professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), atuando como professora na graduação e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Linha 1 -  Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática, e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Matemática (GPTDEM) certificado pela UESC e CNPQ. Compõe o banco de avaliadores (Basis) do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do INEP/MEC e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) para Educação Básica. Foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UESC com vigência de abril/2020 a abril/2022. Foi Coordenadora do Institucional do Programa Institucional de Residencia Pedagógica de fevereiro/2018 a março/2019 na UESC. Foi coordenadora da área de Matemática no PIBID entre os anos de 2016 a 2018, e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Robótica Educacional, Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância. Mãe do Davi Augusto de 4 anos.

Marlubia Correa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA; Departamento de Ciências Exatas (DCEX). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - 2019). Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal / Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SEPQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Coordenadora do Projeto - Análise Textual Discursiva com uso de QDA. Vice líder no Grupo de Pesquisa - Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM). Possuo como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre metodologias aplicadas as Análises Textuais com uso de softwares. Até este momento, organizei 10 livros, sendo: 2 sobre Métodos de Análise em Pesquisa Qualitativa; 2 sobre Ensino de Ciências e Matemática com uso de tecnologias em sala de aula; 1 sobre Análise de Discurso e Análise de Conteúdo; 1 Teorias da Análise do Discurso; 1 sobre ensino de estatística na Educação Básica, e 3 livros sobre o Uso de Tecnologias Digitais na Educação respectivamente, (I) do Brasil e Portugal; (II) Brasil e Espanha e Better Together III: O uso de tecnologias digitais na educação da Ibero-América.

Referências

ALVES, Fabiola de Souza. “Tem uma hora que aprendemos a contar de cabeça”: um estudo sobre a construção do conceito do número e o campo aditivo na Educação Infantil. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016.

BANDEIRA, Maria Luziene da Silva Azevedo. O uso da lousa digital interativa e objetos de aprendizagem no desenvolvimento de processos mentais básicos como base para elaboração do conceito de número. 2019. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC; SEB; Dicei, 2018.

BRASIL. Lei n. 12.801, de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e altera as Leis n. 5.537, de 21 de novembro de 1968, n. 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e n. 10.260, de 12 de julho de 2001. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2011-2014/2013/Lei/L1280 1.htm. Acesso em: 21 jun. 2023.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. v. 3, Brasília: MEC, 1998.

BISOGNIN, Eleni; BISOGNIN, Vanilde. Percepções de professores sobre o uso da modelagem matemática em sala de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 1049-1079, ago. 2012. Disponível em: https://www. scielo.br /j/bolema/a /F6XDrSDZ3NRkFzXSd5Mtjkk/#. Acesso em: 23 jan. 2024.

CASTRO, Samira Bahia e. Entrelaçamentos entre a formação docente para o ensino de matemática e o uso das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.

CASTRO, Viviane Oliveira. A construção do conceito de sistema de numeração decimal durante a alfabetização matemática: uma proposta de intervenção de ensino. 2016. 223 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

DINIS, Andreia Crespo. Representação semiótica: uma perspectiva para a construção do conceito de número na educação infantil. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOPES, Francisco Régis. Software educativo, lúdico e interativo, como recurso didático em apoio à construção do conceito de número por crianças em processo de alfabetização matemática. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2011.

LOVO, Eliane Sborgi. Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino da Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.

MAIA, Maria Vânia Moreira. Reflexões sobre a importância do jogo na educação matemática. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NOLETO, Catarine Almeida Silva. A construção do número pela criança com deficiência intelectual: a percepção entre diferentes ambientes escolares. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C. M., Trad.). 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: INL, 1975.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Editora Ltda., 1990.

PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. DOI: 10.7213/dialogo. educ.14.041.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/ article/view/2269. Acesso em: 23 jan. 2024.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. A construção do conceito de número natural e o uso das operações fundamentais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

SANTOS, Janiele de Souza. Construção do conceito de número em estudantes com síndrome de Down: estratégias e recursos pedagógicos na sala de aula. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente, 2019.

SILVA, Ana Paula dos Santos. A concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a construção do conceito de número pela criança. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

Publicado
2024-02-26
Como Citar
NEVES CRUZ, A.; DOS SANTOS SILVA, F.; CORREA DE PAULA, M. A Construção do Conceito de Número no Ensino Fundamental: Uma Pesquisa Bibliográfica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-20, 26 fev. 2024.