Concepções e Percepções sobre o uso do portfólio na avaliação em Matemática

Palavras-chave: Portfólio. Avaliação. Professores de matemática. Formação continuada.

Resumo

O texto tem como objetivo compreender as concepções e percepções de professores de Matemática sobre o que é portfólio e sobre o seu uso na avaliação de seus estudantes. Os participantes da pesquisa são professores de Matemática da rede de ensino pública brasileira que realizaram formação continuada online sobre o portfólio como instrumento de avaliação em Matemática. Foi utilizada a metodologia qualitativa de análise, comparando as respostas de duas perguntas – sobre o que é portfólio e sobre seu uso como instrumento avaliativo. Os participantes foram questionados antes da formação continuada, para que fosse possível identificar suas concepções e, após a realização do curso, para identificar suas percepções. Os resultados apontam para modificações entre as concepções e as percepções dos participantes que sugerem um aprofundamento e uma complexificação sobre o conceito de portfólio e seu uso como instrumento avaliativo na matemática.

Biografia do Autor

Carla, UFPel

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Especialista em Educação Matemática pela UCPel.

Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel.

Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS.

Larissa, UFPel

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Especialista em Alfabetização Matemática pela Faculdade Unina.

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Unina.

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAÚJO, Zilda Rossi. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo - SP. v. 17, n. 33, p. 137-148, jan./abr. 2006.
ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAÚJO, Zilda Rossi. Portfólio: uma alternativa para o gerenciamento das situações de ensino e aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo - SP. v. 17, n. 35, p. 187-209, set./dez. 2006.
ALVES, Leonir Pessate. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6ª ed. Joinville: UNIVILLE, 2006. p. 101-120.
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Editora Vozes Limitada, 2013.
BONA, Aline Silva De. Portfólio de matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. 404f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Sirley Leite; COSTA, Michele Gomes Noe da; MIRANDA, Flavine Assis de. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GONÇALVES TORRES, Sylvia Carolina. Portfólio Como Instrumento De Aprendizagem E Suas Implicações Para A Prática Pedagógica Reflexiva. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 8, n. 24, p. 549-561, maio-agosto 2008.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KLENOWSKI Val. Portfolios: Promoting teaching. Assessment in education: Principles. Londres: Routledge Falmer, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições – 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Salvador: Cortez, 2018.
MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016.
MENA, Liziane Padilha; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 303-320, maio/ago. 2019.
OLIVEIRA, Delcy Lacerda de; ELLIOT, Ligia Gomes. portfólio como instrumento de avaliação da aprendizagem em escola montessoriana. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 10, p. 28-55. 2012.
POWELL, Arthur. Captando, Examinando e Reagindo ao Pensamento Matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro. n. 39, p.73-84. set/2001.
POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006.
SÁ-CHAVES, Idália. Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
SANT’ANNA, Ilza Martins. “Por que avaliar? como avaliar? : critérios e instrumentos. 16.ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
REFERÊNCIA de autoria.
SHIELD, Mal. Evaluating Student Expository Writing in Mathematics. Technology in mathematics education: proceedings of the 19th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia, June 30 - July 3, 1996 at the University of Melbourne, 1996.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Roseli Ferreira da; SÁ-CHAVES, Idália. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso do Portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, [S.l.], v. 12, n. 27, p. 721 - 34, out./dez. 2008.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2012.
Publicado
2025-08-06
Como Citar
STEVANIN HOFFMANN, D.; OTT FELCHER, C. D.; TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS, L. Concepções e Percepções sobre o uso do portfólio na avaliação em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 19, 6 ago. 2025.