Letramento Estatístico com dados dos Jogos Olímpicos para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo
O artigo investiga o uso de dados dos Jogos Olímpicos no Letramento Estatístico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Santa Rita, em Maranguape, Ceará. A pesquisa, alinhada à BNCC, objetivou promover a compreensão de conceitos estatísticos, desenvolver habilidades críticas e práticas de organização e interpretação de dados, e engajar os alunos por meio de atividades contextualizadas e colaborativas. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo foi estruturado em cinco aulas sequenciais, com atividades de coleta, organização e análise de dados reais, além da construção de gráficos e tabelas. Os dados foram coletados por observação participante, diário de campo e questionários. Os resultados indicaram a eficácia da abordagem contextualizada com dados dos Jogos Olímpicos para o engajamento e a aprendizagem de conceitos estatísticos. Os alunos relataram maior confiança na interpretação de gráficos, e consideraram o uso de temas atuais mais interessante.
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