Uma discussão de Medidas Estatísticas a partir de Questões Socioeconômicas em uma intervenção no Programa Residência Pedagógica
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Residência Pedagógica de um Núcleo de Licenciatura em Matemática e tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma intervenção baseada nas discussões sobre média aritmética e média aritmética ponderada dentro de situações cotidianas. A ação envolveu questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e renda média per capta a partir do Produto Interno Bruto, bem como realizou discussões num processo investigativo e dialógico do conteúdo a partir das concepções de Ole Skovsmose e Paulo Freire, aproximando o contexto da sala de aula com implicações e reflexos na realidade socioeconômica de cada família. Os dados apresentados permitem inferir resultados da ação como um processo significativo de apropriação dos conhecimentos matemáticos estudados e das discussões apresentadas, visualizando a percepção global em entender os processos econômicos, sociais numa investigação mediada por diferentes situações financeiras.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 18 de out. 2024.
ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Orientações Curriculares: Componente Curricular; Matemática; Ensino Médio; 1 Trimestre. Vitória, 2022. 21 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.
PAIVA, Manoel. Matemática: Paiva. 2º. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema. Rio Claro, nº 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. 1. ed. Campinas - São Paulo: Papirus 2001.
SKOVSMOSE, Ole. Guetorização e Globalização: um desafío para a educação matemática. Zetetiké. São Paulo, v. 24, n. 13, p. 113-142, jul./dez. 2005.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Copyright (c) 2025 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.