Uma discussão de Medidas Estatísticas a partir de Questões Socioeconômicas em uma intervenção no Programa Residência Pedagógica

Palavras-chave: Residência Pedagógica., Investigações Matemáticas., Educação Matemática Crítica., Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Residência Pedagógica de um Núcleo de Licenciatura em Matemática e tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma intervenção baseada nas discussões sobre média aritmética e média aritmética ponderada dentro de situações cotidianas. A ação envolveu questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e renda média per capta a partir do Produto Interno Bruto, bem como realizou discussões num processo investigativo e dialógico do conteúdo a partir das concepções de Ole Skovsmose e Paulo Freire, aproximando o contexto da sala de aula com implicações e reflexos na realidade socioeconômica de cada família. Os dados apresentados permitem inferir resultados da ação como um processo significativo de apropriação dos conhecimentos matemáticos estudados e das discussões apresentadas, visualizando a percepção global em entender os processos econômicos, sociais numa investigação mediada por diferentes situações financeiras.

Biografia do Autor

Jônatas Nunes Pereira Eleutério, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, pós-graduando em Ciência de Dados pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (Emated) e filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), participou de diversos eventos da entidade, apresentando trabalhos, artigos e relatos de experiência na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Possui experiência na área de Educação Matemática, com destaque para a produção de materiais didáticos voltados à atividade de programação, desenvolvidos durante o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Ifes - campus Vitória. Atua como professor de Matemática no ensino fundamental e médio, desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologias Digitais aplicadas à educação.

Elcio Pasolini Milli, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas (Cesap), mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e doutorando em Educação em Ciências e Matemática também pelo Ifes com mobilidade internacional no Departamento de Educação e Psicologia da Universiade de Aveiro - Portugal. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI) e é filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), onde atuou na diretoria regional SBEM - Espírito Santo (2018-2025) e atualmente é membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática. É professor efetivo do Ifes lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Ibatiba. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando como professor no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, desenvolvendo pesquisas voltadas principalmente para os seguintes temas: ensino de matemática para pessoas com deficiência intelectual, produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas para o ensino de matemática.

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado -, onde atualmente é vice coordenador. Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (MG); Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) onde realizou pesquisas no campo da História da Matemática. Possui Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ). No Ifes, além de atuar como professor, é membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do Ifes; foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifes, campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador da Área de Matemática no Ifes, campus Vitória (2019-2021); foi coordenador do Programa de Residência Pedagógica nos períodos de 2018-2019 e 2022-2024.Líder do DEVIRes - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Diferença e Inclusão. Coordenador do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT13 da SBEM): Diferença, Inclusão e Educação Matemática (2021-2024).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 18 de out. 2024.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Orientações Curriculares: Componente Curricular; Matemática; Ensino Médio; 1 Trimestre. Vitória, 2022. 21 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.

PAIVA, Manoel. Matemática: Paiva. 2º. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para Investigação. Bolema. Rio Claro, nº 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. 1. ed. Campinas - São Paulo: Papirus 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Guetorização e Globalização: um desafío para a educação matemática. Zetetiké. São Paulo, v. 24, n. 13, p. 113-142, jul./dez. 2005.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Publicado
2025-08-15
Como Citar
NUNES PEREIRA ELEUTÉRIO, J.; PASOLINI MILLI, E.; REIS THIENGO, E. Uma discussão de Medidas Estatísticas a partir de Questões Socioeconômicas em uma intervenção no Programa Residência Pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 18, 15 ago. 2025.