Razão Áurea auxiliando o ensino de alguns conteúdos de matemática

  • Danilo Baccaro
  • Armando Paulo da Silva
Palavras-chave: razão áurea, número de ouro, segmentos incomensuráveis.

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar os conhecimentos existentes em relação à Razão Áurea para auxiliar o ensino da matemática. Para fundamentar esta pesquisa foi realizada a revisão de literatura dos seguintes aspectos: segmento em média e extrema razão; as expressões que definem a razão Áurea; a construção do retângulo Áureo e suas propriedades; a espiral logarítmica; a sequência de Fibonacci; números irracionais e segmentos incomensuráveis; triângulo Áureo e o pentagrama. A metodologia utilizada foi de levantamento bibliográfico. O resultado da pesquisa mostra que é possível partindo da razão Áurea trabalhar no dia a dia de sala de aula com diversos aspectos da Matemática e com isso estimular um maior interesse do discente, além de auxilia-lo no processo ensino e aprendizagem da mesma.

Biografia do Autor

Danilo Baccaro

Especialista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Cornélio Procópio.

Armando Paulo da Silva
Mestre pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-campus Ponta Grossa. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Cornélio Procópio.

Referências

ÁVILA, G. Grandezas incomensuráveis e números irracionais. In: Revista do Professor de Matemática. São Paulo: SBM, n.5, 2.semestre. 1984.

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BIEMBENGUT, M. S. Número de Ouro e Secção Áurea: Considerações e Sugestões para a Sala de Aula. Santa Catarina: Ed. da FURB, 1996.

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LÍVIO, M. Razão Áurea: A história de FI, um número surpreendente. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Como Citar
BACCARO, D.; DA SILVA, A. P. Razão Áurea auxiliando o ensino de alguns conteúdos de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)