O QUE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENSINAM SOBRE NÚMEROS

  • Maria Cristina Maranhão
  • Mercedes Carvalho
Palavras-chave: conhecimento do professor, anos iniciais do ensino fundamental, Licenciatura em Pedagogia

Resumo

No presente trabalho revisitamos a tese de doutoramento de
Carvalho, divulgada no presente ano. Interessou-nos retomar que conteúdos numéricos que uma aluna de um curso de Licenciatura em Pedagogia da cidade de São Paulo, exercendo a função docente, desenvolve com seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a finalidade de examinarmos se alguns dos conteúdos sobre números naturais tratados no curso de Licenciatura de Pedagogia que ela frequenta se apresentam em sua prática em sala de aula. Os resultados indicaram falhas de conhecimento no conteúdo matemático, no conhecimento pedagógico do conteúdo e no conhecimento curricular, dessa professora, indicados como muito importantes na teoria de Shulman, em que a pesquisa se baseou. Indicam ainda que a professora se apóia em apenas um livro didático, que utiliza estratégias tradicionais de ensino, além de rejeitar diversas estratégias de ensino e recursos tratados no curso de Licenciatura em Pedagogia, o que nos leva a considerar a necessidade de formação continuada desta professora.

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Como Citar
MARANHÃO, M. C.; CARVALHO, M. O QUE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENSINAM SOBRE NÚMEROS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 2, n. 3, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)