A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional

  • Ubiratan D’Ambrosio USP

Resumo

Há algum tempo introduzi e venho utilizando uma metáfora para discutir o conhecimento tradicional: as gaiolas epistemológicas. O propósito maior é substituir o pensamento que isola pelo pensamento que une toda a humanidade, o que se torna possível mediante um elenco de saberes que são essenciais para a cidadania planetária. Organizados, esses saberes permitem propor uma “grade curricular” que não “engradeia” e que é aplicável em todos os níveis de escolaridade e de discussões e reflexões, tanto populares quanto acadêmicas.

Referências

B. de Fontenelle: Histoire de l'Académie des Sciences, 1699; p. xix

M. Raussen and C. Skau: Interview with Mikhail Gromov, Notices of the AMS, March 2010; p. 403.

Os Pensadores. Bacon, Editora Nova Cultural Ltda., São Paulo, 1999; p. 245.

Arild Stubhaug: The Mathematician Sophus Lie, Springer-Verlag, 2000; p.409.

Malba Tahan: O Homem que Calculava, versão integral; p. 71.

Arthur Schopenhauer: A arte de escrever, trad. Pedro Süssekind, Porto Alegre: L&PM, 2014; p. 46.

Jiri Hudecek: Reviving Ancient Chinese Mathematics: Mathematics, History and Politics in the Work of Wu Wen-Tsun. New York: Routledge, 2014.

Pierre Bourdieu, O poder Simbólico (orig. francês 1977, trad. Fernando Tomaz, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989; p.26.

Carta encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, Tipografia Vaticana, 2015. p. 10.

G.E.R. Lloyd: Disciplines in the Making: Cross-cultural Perspectives on Elites, Learning, and Innovation, New York: Oxford Univ. Press, 2009.

Mikhail Gromov: Possible Trends in Mathematics in the Coming Decades, Notices of the AMS, vol.43, n. 7, August 1998; p. 847.

Alison Gopnik: The Philosophical Baby: What Children’s Minds Tell Us About Truth, Love, and the Meaning of Life, Farrar, Straus and Giroux, 2009.

Publicado
2016-12-27
Como Citar
D’AMBROSIO, U. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade