Educação Matemática: entre guerras quentes e guerras frias

  • Júlio Faria Correa UFSC

Resumo

O propósito deste artigo é investigar a emergência da educação matemática enquanto campo autônomo de pesquisa e sua relação com jogos bélicos de linguagem. Nossa atitude metódica se constituiu em um diálogo entre a perspectiva terapêutica wittgensteiniana e a perspectiva historiográfica arqueológica de Michel Foucault. Sugerimos que a emergência da educação matemática se deu entre as guerras frias travadas entre os jogos estruturalmente centrados de linguagem e os jogos estruturalmente descentrados de linguagem, entre as guerras quentes e os efeitos performáticos dessa matemática estruturalmente descentrada nestas guerras, e entre as guerras frias da reforma curricular da matemática escolar durante a Guerra Fria.

Referências

BACON, H. M. High School Mathematics in Artillery Fire. The Mathematics Teacher, v. 35, n. 7, p. 299-306, nov. 1942,

BEAULIEU, L. A Parisian Café and Ten Proto-Bourbaki Meetings (1934-1935). The Mathematical Intelligencer, v. 15, v. 1, 1993.

BLANPIED, W. A. Science and Public Policy: The Steelman Report and The Politics of Post-World War II Science Policy. In AAAS (Ed.): Science and Technology Policy Yearbook, 1999.

BOURBAKI, N. Théorie des Ensembles. Coleção Eléments de Mathématiques. Paris: Diffusion C.C.L.S, 1970.

BOURBAKI, N. L’Architecture des Mathématiques. In: LE LIONNAIS, F. Les Grands Courants de la Pensée Mathématiques. Paris: Cahiers du Sud, 1948, p. 35-47.

BOOβ-BAVNBEK, B. & HØYRUP, J. (Ed.). Mathematics and War. Basel –Boston – Berlin: Birkhäuser Verlag, 2003.

BUSH, V. Science: the Endless Frontier. Washington: National Science Foundation, 1945.

D’AMBROSIO, U. Paz, Educação Matemática e Etnomatemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 4, n. 8, jun. 2001.

D’AMBROSIO, U. Mathematics and Peace: Our Responsabilities. ZDM Mathematics Education, v. 30, n. 3, p. 67-73, 1998.

D'AMBROSIO, U. & MARMÉ, M. Mathematics, Peace and Ethics. ZDM Mathematics Education, v. 30, n. 3, p. 64–66, 1998.

EUCLIDES. Os Elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FLORES, C. R. Iconografia militar e práticas do olhar: ressonâncias na visualização matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42a, p. 87-104, Apr. 2012 .

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

HARVARD COMMITTEE. General Education in a Free Society. Cambridge: Harvard University Press, 1945.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

HODGES, A. Turing: um filósofo da natureza. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. CD-ROM. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KJELDSEN, Tinne H. New Mathematical Disciplines and Research in the Wake of World War II. In: BOOβ-BAVENBEK, B.; HØYRUP, J. Mathematics and War. Basel – Boston – Berlin: Birkhäuser Verlag, pp. 126-152, 2003.

KLEIN, F. O Programa de Erlangen de Felix Klein: considerações comparativas sobre as pesquisas geométricas modernas. São Paulo: IFUSP, 1984.

MEIGS, M. C. Slide Rules and Submarines: American Scientists and Subsurface Warfare in World War II. Honolulu: University Press of the Pacific, 2002.

MIGUEL, A. Historiografia e Terapia na Cidade de Wittgenstein. BOLEMA, 2016, no prelo.

MIGUEL, A. Pesquisa em Educação Matemática em mentalidade bélica. Bolema, v. 19, n. 25, 2006.

MIGUEL, Antonio et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, Dec. 2004. Disponível em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 jun. 2016.

MORENO, A. R. Wittgenstein: os labirintos da linguagem: Ensaio introdutório. São Paulo: editora Moderna. Campinas: Editora Unicamp, 1 ed., 2000.

NCTM. A History of Mathematics Education in the United States and Canada. Washington: The National Council of Teachers of Mathematics, 1970.

OECD. Education at a Glance 2015: OECD Indicators. OECD Publishing. 2015.

OECD. New Thinking in School Mathematics. Asnières-sur-Oise, 23 November - 4 December, 1959: Organization for Economic Co-operation and Development, 1961.

SMSG. First Course in Algebra, Part I, Unit 3. New Haven and London: Yale University Press, 1960.

STEELMAN, J. R.. Science and Public Policy: A Program for the Nation. Vol. 1-5. Washington, DC: Government Printing Office, 1947.

STEPHANSON, A. Fourteen Notes on the Very Concept of The Cold War. In: H-Diplo. 2007. Disponível em: <http://h-diplo.org/essays/PDF/stephanson-14notes.pdf>, Acesso em 9 out. 2014.

TURING, A. On computable numbers, with application to the Entscheidungsproblem. In: COPELAND, B. Jack (ed). The Essential Turing: Seminal Writings in Computing, Logic, Philosophy, Artificial Intelligence, and Artificial Life plus The Secrets of Enigma. Oxford: Oxford University Press, 2004.

UICSM Project Staff. The University of Illinois School Mathematics Program. The School Review, vol. 65, no. 4, 1957, pp. 457-465.

VALENTE, W. Uma história da matemática escolar no Brasil: 1710-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESPE, 2007.

WHYBURN, W. M. Mathematics for Production and War. The Mathematics Teacher, vol. 36, n. 7, p. 291-295, nov. 1943.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: EDUSP, 2010.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores, 1ª ed.)

Publicado
2016-12-27
Como Citar
CORREA, J. F. Educação Matemática: entre guerras quentes e guerras frias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade