Formação Financeira no Contexto Educacional: alguns apontamentos

  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.
Palavras-chave: Matemática Financeira. Educação Financeira. Literacia Financeira.

Resumo

Esse artigo expõe questões sobre a Matemática Financeira e Educação Financeira percebidas na pesquisa intitulada “A inserção da disciplina de Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil”. Nesse sentido, a investigação teve uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico e promoveu reflexões sobre a relação entre a Matemática Financeira e Educação Financeira, revelando aspectos que se relacionam com a literacia financeira dos cidadãos e com a inserção da Educação Financeira proposta pela Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica. Assim, o olhar investigativo desse trabalho aponta para um estudo de propostas que viabilizem uma formação financeira no contexto educacional. Por fim, essas questões se alinham com a articulação entre o ensino de matemática e a formação da cidadania, sinalizando assim, para um repensar nessa perspectiva.

Biografia do Autor

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu

- Docente de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS.

Tânia Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.

- Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do colegiado de Matemática do campus de Cascavel/PR.

- Pesquisadora sobre Formação de professores em Ciências e Matemática.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
SOMAVILLA, A. S.; BASSOI, T. S. Formação Financeira no Contexto Educacional: alguns apontamentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 229-244, 30 out. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)