Representações de Estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Frente a Problemas do Campo Multiplicativo: uma análise de resoluções

  • Jorge Williams Cunha Ferreira
  • José Messildo Viana Nunes Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais, Campo Conceitual Multiplicativo, Anos Iniciais

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo que objetivou investigar as representações que estudantes do 4º ano do ensino fundamental expressam acerca das operações de multiplicação e divisão, frente a situações do Campo Multiplicativo. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa em duas dimensões inicialmente um estudo bibliográfico e posterior intervenção em uma turma do 4º ano em uma escola pública de Belém do Pará. Para intervenção elaboramos duas atividades, com base na teoria dos Campos Conceituais: a primeira consistiu na construção de uma tabela e a segunda na realização de um teste com situações problema do campo conceitual multiplicativo. Na análise dos dados, utilizamos com referências a Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados indicam que, nessa faixa de escolaridade, as representações que predominam nas resoluções desse tipo de situação problema são aritmético-numéricas e simbólicas e que conhecimentos anteriormente internalizados pelos estudantes são utilizados como referências para essas resoluções.

Biografia do Autor

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2017-05-31
Como Citar
FERREIRA, J. W. C.; NUNES, J. M. V. Representações de Estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Frente a Problemas do Campo Multiplicativo: uma análise de resoluções. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 31 maio 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)