O Vídeo Didático: algumas percepções da prática docente inseridas entre a matemática acadêmica e a matemática escolar

  • Sandro Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro
  • Sueli Liberatti Javaroni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru
Palavras-chave: Educação a Distância. Uso e Produção de Vídeos. Educação Matemática. Vídeos Didáticos.

Resumo

Apresentamos neste artigo a análise de um dos vídeos produzidos durante uma pesquisa que tinha como objetivo investigar como a Matemática é apresentada nos vídeos elaborados por licenciandos, discentes das disciplinas de Estágio Supervisionado, de um curso de Graduação em Matemática na modalidade a distância. Como procedimentos metodológicos adotamos a observação participante no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ambiente natural das disciplinas; entrevistamos as professoras responsáveis pelas disciplinas investigadas e o coordenador do curso; aplicamos dois questionários, um para os cursantes das disciplinas investigadas e outro para os professores que trabalham na modalidade a distância; utilizamos as informações do projeto pedagógico do curso como dados e analisamos os vídeos produzidos pelos licenciandos. Para organização e análise dos dados produzidos utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados. Dessa análise inferimos que existe uma relação entre a Matemática Acadêmica e a Matemática Escolar e que os estudantes utilizam vídeos como recursos didáticos e pedagógicos.

Biografia do Autor

Sandro Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro
Está cursando Pós Graduação em nível de Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Campus Rio Claro, em Educação Matemática. Possui MESTRADO em MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Rondônia através do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (2013) com a monitoria da SBM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA e o IMPA - INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. e graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Acre (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre e foi professor da Prefeitura Municipal de Rio Branco e professor - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.
Sueli Liberatti Javaroni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru

Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (2007). Professora efetiva, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru. Atua nos cursos de graduação da UNESP, campus de Bauru e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM, IGCE, UNESP, campus de Rio Claro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Desenvolve pesquisas em Educação Matemática. Coordenadora do projeto de pesquisa intitulado Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo, aprovado sob nº 16429 no Edital 049/2012/CAPES/INEP, Programa Observatório da Educação (OBEDUC), com financiamento da CAPES, no período de 2013 a 2017. Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária ?Pensamento Computacional e a Interdisciplinaridade em sala de aula? em desenvolvimento em parceria com a Escola Estadual Professora Carolina Augusta Seraphim. Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Modelagem Matemática, Pensamento Computacional e o Ensino e Aprendizagem de Matemática.O Vídeo Didático: algumas percepções da prática docente inseridas entre a matemática acadêmica e a matemática escolar

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Publicado
2020-05-12
Como Citar
SILVA, S. R.; JAVARONI, S. L. O Vídeo Didático: algumas percepções da prática docente inseridas entre a matemática acadêmica e a matemática escolar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1- 20, 12 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)