O Vídeo Didático: algumas percepções da prática docente inseridas entre a matemática acadêmica e a matemática escolar
Resumo
Apresentamos neste artigo a análise de um dos vídeos produzidos durante uma pesquisa que tinha como objetivo investigar como a Matemática é apresentada nos vídeos elaborados por licenciandos, discentes das disciplinas de Estágio Supervisionado, de um curso de Graduação em Matemática na modalidade a distância. Como procedimentos metodológicos adotamos a observação participante no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ambiente natural das disciplinas; entrevistamos as professoras responsáveis pelas disciplinas investigadas e o coordenador do curso; aplicamos dois questionários, um para os cursantes das disciplinas investigadas e outro para os professores que trabalham na modalidade a distância; utilizamos as informações do projeto pedagógico do curso como dados e analisamos os vídeos produzidos pelos licenciandos. Para organização e análise dos dados produzidos utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados. Dessa análise inferimos que existe uma relação entre a Matemática Acadêmica e a Matemática Escolar e que os estudantes utilizam vídeos como recursos didáticos e pedagógicos.
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