CRISE DEMOCRÁTICA NO SÉCULO XXI:

ENTRE PODER E REPRESENTAÇÃO

Auteurs

  • Waleska Miguel Batista Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Leonardo José de Araújo Prado Ribeiro Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e Faculdade Zumbi dos Palmares

DOI :

https://doi.org/10.21671/rdufms.v10i1.24128

Résumé

O objetivo deste trabalho é investigar a existência de uma crise democrática no século XXI, a partir da revisão bibliográfica de livros e periódicos. Para tanto, utiliza-se de recente obra de Adam Przeworski como referencial teórico, para definir os limites do conceito de democracia. Assim, apresenta-se elementos que causam deficiências nas democracias, tanto material quanto formalmente. Nota-se a ampliação das fragilidades, da exclusão da participação democrática popular em razão do abuso de poder e a exclusão da oposição democrática na política. A partir da perspectiva comparada, analisa-se os contextos dos Estados Unidos da América e da Venezuela, como representativos da crise democrática. Conclui-se que não se trata de uma crise democrática meramente formal, mas sobretudo material, sendo que a busca desta (ou seu discurso) não deve servir como uma motivação para deterioração da democracia formal.

Biographies des auteurs

  • Waleska Miguel Batista, Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Coordenadora da Graduação em Direito e Professora da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Professora da Faculdade de Direito e Pesquisadora da Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas). Pós- doutoranda em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro (CNPq). Advogada. Bolsista FUNADESP.

  • Leonardo José de Araújo Prado Ribeiro, Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e Faculdade Zumbi dos Palmares

    Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico, pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por onde é Graduado em Direito. Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro. Professor Universitário na Faculdade Zumbi dos Palmares e na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Advogado, sócio fundador do Prado Ribeiro Advogados.

Téléchargements

Publiée

2026-01-09