O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Não ter tido nenhum trabalho publicado nas três últimas edições da Revista Primeira Escrita.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores de todos os textos (inclusive em dossiê)

  1. A Revista Primeira Escrita aceita trabalhos apenas em formato de artigo. A revista exige que os autores sejam, no mínimo, graduandos, e todos devem estar cadastrados na revista.
  2. O autor que está submetendo um artigo (autor ou coautor) não pode ter outro artigo publicado na Revista Primeira Escrita em duas edições seguidas.
  3. Textos em coautoria são aceitos, com no máximo, 5 autores e quando considerado o compromisso ético de efetiva participação na pesquisa da qual o resultado é o artigo submetido. Portanto, sugere-se que orientadores não sejam inseridos como coautores e que seja inserida uma nota de rodapé que os referencie: “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa, entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.” (Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, 2011)
  4. A revista preza pela ética e tem como um de seus pilares o respeito ao direito de propriedade intelectual, de modo que qualquer forma de plágio não será aceitável. A propósito, a revista submete todos os manuscritos recebidos ao Turnitin para detecção de plágio.
  5. Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
  6. Em caso de trabalhos que envolvam seres humanos, exige-se o consentimento por escrito do(s) envolvido(s) em documento enviado, no momento da submissão, à própria revista, a qual, por meio de seus avaliadores, julgará a possibilidade de publicação do artigo. A revista se isenta, entretanto, de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, cabendo esta, de modo exclusivo, ao seu autor.

Em relação à formatação, os trabalhos deverão respeitar as seguintes normas:

  1. O trabalho completo deverá ser redigido em português, inglês ou espanhol e ter, no mínimo, 09 (nove) e, no máximo, 15 (quinze) páginas.
  2. Deve ser mantido o anonimato na submissão:
    1. Os trabalhos devem ser enviados sem o nome do autor. O(s) nome(s) completo(s), a sigla da IES, a titulação e o e-mail do(s) autore(s) devem ser indicados apenas no formulário disponível no sistema no momento do envio do artigo.
    2. Os metadados devem ser removidos do arquivo submetido. Para saber como remorver, acesse este vídeo.
    3. Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor - o que possibilita sua identificação -, as citações no corpo do texto e nas referências bibliográficas devem vir como nos exemplos a seguir. Exemplo: Autor (2015); (AUTOR, 2018). Não devem ser inseridas nenhuma outra informação do trabalho citado além daquilo que está colocado como exemplo.
  3. Margens superior e inferior: 3 cm; Margens direita e esquerda: 2 cm
  4. Fonte: Arial, tamanho 12.
  5. Título: somente as iniciais em maiúsculas, negrito e centralizado.
  6. Acrescentar uma linha em branco após o título do trabalho.
  7. Resumo e palavras-chave: deverão estar de acordo com a NBR 6028 da ABNT (100 a 250 palavras; a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento; o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões; deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.) e ser inseridos imediatamente após o título, antes do início do texto, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples. Acrescentar uma linha em branco após o Resumo.
  8. Após o resumo, constar o mesmo item em língua estrangeira (inglês ou espanhol) e respectivas palavras-chave também no idioma escolhido.
  9. Introdução, Conclusão, Referências ou títulos equivalentes não devem ser precedidos por numeração.
  10. Títulos das seções e subseções do desenvolvimento devem ser precedidos por numeração sequencial com a inserção de um espaço entre o número e a primeira letra do título.
  11. Espaçamento entrelinhas: simples em todo o texto, sem espaçamento entre parágrafos.
  12. Referências ao final do texto: devem estar de acordo com a NBR 6023/2018 da ABNT. Os títulos nas referências devem estar em negrito.
  13. Citações: As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11 e sem as aspas. As demais citações devem estar de acordo com a NBR 10520 da ABNT.
  14. Notas de rodapé: somente para notas explicativas.
  15. Formato: Word (.doc ou .docx).

Importante: Alguns provedores têm enviado as nossas mensagens para a caixa de spam. Para que isso não aconteça, antes da submissão, crie um filtro que aceite o recebimento de e-mail com alguma das seguintes expressões: "[RPE]" (com colchetes) e "Primeira Escrita".

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