• ESTUDOS LITERÁRIOS COMPARADOS - LETRAS HISPÂNICAS E SUAS INTERCONEXÕES COM AS ARTES EM GERAL
    v. 8 n. 2 (2021)

    A Revista Primeira Escrita é uma publicação dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana.

    O número dedica-se à publicações de textos relacionados aos estudos literário comparados entre letras hispânicas e suas interconexções com as artes em geral. 

  • Dossiê "A Educação Linguística no Brasil"
    v. 8 n. 1 (2021)

    Entendemos por educação linguística o conjunto de fatores socioculturais que, durante toda a vida de um indivíduo, “lhe possibilitam adquirir, desenvolver e ampliar o conhecimento de/sobre sua língua materna, de/sobre outras línguas, sobre a linguagem de um modo mais geral e sobre todos os demais sistemas semióticos” (BAGNO; RANGEL, 2005). Desses saberes, evidentemente, também fazem parte as crenças, superstições, representações, mitos e preconceitos que circulam na sociedade em torno da língua/linguagem e que compõem o que se pode chamar de imaginário linguístico ou de ideologia linguística. Inclui-se também, na educação linguística, o aprendizado das normas de comportamento linguístico que regem a vida dos diversos grupos sociais, cada vez mais amplos e variados, em que o indivíduo se insere. Nessa perspectiva, portanto, este dossiê contempla trabalhos que tratam sobre as diferentes políticas oficiais de ensino que vêm gerando um acervo de reflexões teóricas, consolidadas em documentos da natureza diversa (leis, diretrizes, referenciais curriculares, princípios e critérios para avaliação de livros didáticos etc.), aliadas a ações efetivas de intervenção nas práticas pedagógicas (exames de avaliação do ensino fundamental e médio, sistemas de avaliação de cursos superiores, programas de avaliação do livro didático, programas de formação docente etc.).

  • Dossiê "Desdobramentos da Literatura Contemporânea"
    v. 7 n. 2 (2020)
    Na atualidade, os estudos literários contemplam os mais variados aspectos, procurando dar conta da multiplicidade de meios e linguagens da literatura contemporânea. Considerando isso, esta edição da Revista Primeira Escrita apresenta artigos que discutem e exploram aspectos importantes da literatura contemporânea, inclusive abordando aspectos relacionados ao meio digital, um dos mais explorados pelos novos escritores.

    Os editores deste número foram o Prof. Dr. José Alonso Torres Freire e a Prof. Dra. Rejane Cristina Rocha.
  • DOSSIÊ DIALETOLOGIA E GEOLINGUÍSTICA – PRINCÍPIOS, ABORDAGENS E RESULTADOS
    n. 6 (2019)
    A língua é um objeto cultural e, por isso, também revela particularidades inerentes às sociedades em que se insere, tanto no que se refere ao léxico quanto a aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos e prosódicos. Nesse cenário, este número da PRIMEIRA ESCRITA tem como objetivo acolher estudos dialetológicos e geolinguísticos que se ocupam do estudo da variação linguística sob diferentes perspectivas, a depender dos objetivos da pesquisa, bem como se relacionam a outras áreas do saber. Abordagens: Variação linguística Dialetologia e Geolinguística: interfaces Dialetologia pluridimensional e relacional Dialetologia perceptual Dialetologia e ensino Dialetologia e Lexicografia Dialetometria
  • Revista Primeira Escrita
    n. 5 (2018)
    Este número dedica-se à publicação de textos referentes a trabalhos apresentados no I Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ
  • Revista Primeira Escrita
    n. 3 (2016)
    Terceira edição da Revista Primeira Escrita, uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu objetivo é a publicação de textos inéditos de graduandos e graduados em Letras, de qualquer instituição de ensino do país. ISSN 2359-0335 (Publicação online) REVISTA PRIMEIRA ESCRITA, Aquidauana, n. 3, p. 1-225, dez. 2016.
  • Revista Primeira Escrita
    n. 2 (2015)
    Segunda edição da Revista Primeira Escrita, uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu objetivo é a publicação de textos inéditos de graduandos e graduados em Letras, de qualquer instituição de ensino do país. ISSN 2359-0335 (Publicação online) REVISTA PRIMEIRA ESCRITA, Aquidauana, n. 2, p. 1-176, dez. 2015.
  • Revista Primeira Escrita
    n. 1 (2014)
    Primeira edição da Revista Primeira Escrita, uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu objetivo é a publicação de textos inéditos de graduandos e graduados em Letras, de qualquer instituição de ensino do país. ISSN 2359-0335 (Publicação online) REVISTA PRIMEIRA ESCRITA, Aquidauana, n. 1, p. 1-174, nov. 2014.