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Chamada para publicação - Número temático: “Fantástico tradicional x fantástico moderno”.

2023-03-07

Nós, da Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres, convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas a submeterem trabalhos voltados para o dossiê temático “Fantástico tradicional x fantástico moderno", com previsão para publicação no final do segundo semestre de 2023. Nosso objetivo é congregar pesquisas em andamento e/ou já concluídas  que discutam de alguma forma os temas supracitados.

Revista Primeira Escrita – Vol. 10 - N˚2 – 2023

Dentre os vários aspectos teóricos relacionados com a literatura fantástica, merece destaque a oposição estabelecida entre o fantástico “tradicional” e o “moderno”, entendendo-se aqui o “tradicional” como o gênero formulado por Tzvetan Todorov, em sua Introdução à literatura fantástica. Segundo Todorov, em seu célebre estudo publicado pela primeira vez em 1970, o fantástico é a hesitação a respeito do caráter sobrenatural ou não de um acontecimento extraordinário, ocorrido em um mundo ficcional semelhante ao nosso. Nesse sentido, a narrativa fantástica pressupõe um realismo e um acontecimento que (aparentemente ou não) transgride as leis do mundo realista. E, sendo assim, o gênero se constitui como uma forma de oposição ao Realismo/Naturalismo do século XIX.

Já no século seguinte, com A metamorfose, de Franz Kafka, a narrativa do sobrenatural teria se transformado em algo completamente diferente do gênero formulado por Todorov. Isso se daria, para o crítico búlgaro, porque, dentre outros motivos, a Psicanálise teria colocado em xeque os pressupostos positivistas, nos quais o Realismo se fundamenta. E, desse modo, Todorov considera que a literatura fantástica sobrevive apenas até o final do século XIX. Ora, mas muitos são os autores que discordam de Todorov nesse aspecto e procuram discutir os rumos que a literatura fantástica teria tomado a partir do século XX. Dentre eles, podemos citar, por exemplo: Jaime Alazraki, Irène Bessière, Remo Ceserani, Davi Roas, Rosemary Jackson, etc.

Considerando essa questão, o presente dossiê temático se propõe a discutir, do ponto de vista teórico ou a partir da análise crítica de textos literários específicos, as caraterísticas do fantástico moderno, em oposição ao tradicional.

Submissões: Até 15 de maio de 2023.

Período de avaliação: até 15 de setembro de 2023

Previsão de Publicação: até 15 de outubro de 2023

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

As instruções para os autores estão disponíveis em:

https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about/submissions. 

Organizadores:

Prof. Dr. Fábio Dobashi Furuzato (UEMS)

Profa. Doutoranda Adrianna Alberti (PPGEL-UFMS)

Prof. Dr. Gregório Foganholi Dantas (UFGD)

 

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Edição Atual

v. 9 n. 02 (2022): Repensando a educação linguística a partir das metodologias ativas e dos letramentos

 As Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem vêm emergindo com cada vez mais força nos campos de pesquisa da Linguística Aplicada, dos Estudos Literários e da Educação. Essas propostas constatam o interesse em congregar estudos compatíveis com a ideia de repensar a educação linguística a partir de metodologias ativas e letramentos, questão fundamentada no  objetivo comum de professores e pesquisadores em tentar estabelecer, sob um ponto de vista teórico-metodológico, uma série de propostas ligadas aos processos cognitivos e instrucionais sobre o ensino da linguagem na contemporaneidade.

A relevância de trabalhos desenvolvidos a partir das metodologias ativas e dos estudos de letramentos refletem uma mudança nas praxeologias contemporâneas, marcadas pela mediação tecnológica e pela relação complexa com a recepção -  instâncias que não podem ser elaboradas sem um viés crítico. Esse quadro geral expõe um campo de pensamento dedicado ao limiar entre teoria e prática, abrindo espaço para a germinação de novas práticas de linguagem que possibilitem aos alunos a condição de assumir o papel de protagonistas de sua aprendizagem. 

Organizadores do dossiê:

Vinícius Oliveira de Oliveira (UFMS-CPAQ)

Felipe Lima (UFMS-CPAQ)

Publicado: 2023-01-16

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