Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir pro rodapé

Logo do cabeçalho da página

  • Atual
  • Arquivos
  • Notícias
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
Buscar
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Notícias

  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - NÚMERO TEMÁTICO: METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

    2022-05-17

    Nós, da Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres, convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas a submeterem trabalhos voltados para o dossiê temático METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR, com previsão para publicação no final do segundo semestre de 2022. 

    Dossiê Temático:

                METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

    O ensino de Literaturas vem se enquadrando como um fenômeno recente na área da Linguística Aplicada. Dentre os múltiplos olhares sobre os objetos desse campo, a perspectiva dos Letramentos Literários tem assumido um certo destaque, uma vez que sua principal preocupação é problematizar o processo de ensino e aprendizagem por uma perspectiva sociocultural.

    Segundo Amorim et. al. (2022, p. 96), os  Letramentos Literários são entendidos como: “movimentos contínuos, responsivos e ideológicos de apropriação do texto literário como construção de sentidos sobre os textos, sobre nós mesmos e sobre a sociedade, o que envolve: 1) a compreensão do texto literário como um tecido em construção ou um texto infinito, com significados sempre em debate, abertos a questionamentos e contestações; 2) a possibilidade de construção contínua de atitudes responsivas - sempre ideologicamente  guiadas - na integração com textos literários em diferentes contextos e; 3) um movimento exotópico de encontro com o outro e consigo mesmo, de alteridade, pelo estético, numa perspectiva humanizante do ser humano coisificado”

    Dentre os aspectos que marcam a identidade e a relevância dos Letramentos  Literários, destaca-se que esse prisma busca desconstruir a ideia de que a aula de literatura deve ser o espaço reservado para o ensino da mera periodização literária, descontextualizada do contexto social do educando, e um espaço de interação vertical, sem a mediação e a vicência com os textos. Logo, essa aproximação se justifica pelo principal objetivo das práticas sobre Letramento Literário no ensino básico e superior: a formação de leitores e professores de literaturas.

    De forma concomitante à emergência dos estudos sobre Letramentos Literários, as “Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem” vêm emergindo com cada vez mais força nos campos de pesquisa da Linguística Aplicada, Estudos Literários e Educação. Essas metodologias constatam uma mudança nas formas de narratividade que formam a sensibilidade contemporânea, marcada pela mediação tecnológica e pela relação complexa com a recepção, instâncias que não podem ser elaboradas sem um viés crítico.

    O interesse por esses assuntos está fundamentado no  objetivo comum de professores e pesquisadores em tentar estabelecer, sob um ponto de vista teórico-metodológico, uma série de inteligibilidades ligadas aos processos cognitivos e instrucionais sobre o ensino, de modo geral. Esse quadro geral expõe um campo de pensamento dedicado ao limiar entre teoria e prática, abrindo espaço para a germinação de novas propostas, experiências e métodos que reconhecem na literatura um modo de existência comunitário.Diante desse contexto, o presente dossiê foi desenvolvido com o intuito de receber artigos cujo enfoque principal orbite nas relações entre Metodologias Ativas, práticas de Letramentos Literários no ensino básico e superior e também demais pesquisas que se aproximem dessas temáticas.

    Organizadores do dossiê:

    Vinícius Oliveira de Oliveira (UFMS-CPAQ)

    Felipe Lima (UFMS-CPAQ)

    Prazos de submissão: até 30 julho de 2022.

     

    Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - NÚMERO TEMÁTICO: METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
  • Chamada para publicação - Número Temático "Discurso e Argumentação em tempos de pandemia" (PRAZO PRORROGADO)

    2022-01-24

    A Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres, divulga a CHAMADA DE ARTIGOS para o número temático DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, com previsão para publicação no início do segundo semestre de 2022. Acesse os detalhes clicando no link da notícia.

    Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para publicação - Número Temático "Discurso e Argumentação em tempos de pandemia" (PRAZO PRORROGADO)
  • Chamada PRORROGADA para publicação no “Estudos literários comparados - Letras hispânicas e suas interconexões com as artes em geral”

    2021-08-27
    A Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about, divulga a CHAMADA DE ARTIGOS para o número temático “ESTUDOS LITERÁRIOS COMPARADOS - Letras hispânicas e suas interconexões com as artes em geral”, com previsão para fevereiro de 2022. Saiba mais Saiba mais sobre Chamada PRORROGADA para publicação no “Estudos literários comparados - Letras hispânicas e suas interconexões com as artes em geral”
  • Chamada para publicação (PRAZO PRORROGADO) - Número temático "A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL"

    2021-05-12
    A Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres, divulga a CHAMADA DE ARTIGOS para o número temático A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL, com previsão para o segundo semestre de 2021. Acesse os detalhes clicando no link da notícia. Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para publicação (PRAZO PRORROGADO) - Número temático "A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL"
  • Lançamento do volume 7, número 2, da Revista Primeira Escrita

    2020-10-08
    A equipe da Revista Primeira Escrita tem o prazer de anunciar o lançamento do volume 7, número 2 (2020): Dossiê "Desdobramentos da Literatura Contemporânea". Saiba mais Saiba mais sobre Lançamento do volume 7, número 2, da Revista Primeira Escrita
  • Lançamento do número 7 da Revista Primeira Escrita

    2020-03-31
    Publicação de novo número Saiba mais Saiba mais sobre Lançamento do número 7 da Revista Primeira Escrita
  • Lançamento do número 6 da Revista Primeira Escrita

    2019-12-20
    A equipe editorial da Primeira Escrita tem a grata satisfação de divulgar o lançamento de seu número 6, o primeiro dossiê da publicação: Dialetologia e Geolinguística: princípios, abordagens e resultados. Saiba mais Saiba mais sobre Lançamento do número 6 da Revista Primeira Escrita
  • Problemas no cadastro de novos usuários - RESOLVIDO

    2019-10-18
    O sistema está aceitando normalmente novos cadastros. Saiba mais Saiba mais sobre Problemas no cadastro de novos usuários - RESOLVIDO
  • Lançamento do número 5 da Revista Primeira Escrita

    2019-04-15
    A Revista Primeira Escrita lança sua Quinta edição Saiba mais Saiba mais sobre Lançamento do número 5 da Revista Primeira Escrita
  • Lançamento do número 4 da Revista Primeira Escrita

    2019-04-09
    Hoje foi lançada a Quarta Edição da Revista Primeira Escrita. Saiba mais Saiba mais sobre Lançamento do número 4 da Revista Primeira Escrita
Informações
  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Palavras-chave
Sobre este sistema de publicação