Chamada para publicação (PRAZO PRORROGADO) - Número temático "A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL"

2021-05-12

A Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about, divulga a CHAMADA DE ARTIGOS para o número temático A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL, com previsão para o segundo semestre de 2021.

Entendemos por educação linguística o conjunto de fatores socioculturais que, durante toda a vida de um indivíduo, “lhe possibilitam adquirir, desenvolver e ampliar o conhecimento de/sobre sua língua materna, de/sobre outras línguas, sobre a linguagem de um modo mais geral e sobre todos os demais sistemas semióticos” (BAGNO; RANGEL, 2005). Desses saberes, evidentemente, também fazem parte as crenças, superstições, representações, mitos e preconceitos que circulam na sociedade em torno da língua/linguagem e que compõem o que se pode chamar de imaginário linguístico ou de ideologia linguística. Inclui-se também, na educação linguística, o aprendizado das normas de comportamento linguístico que regem a vida dos diversos grupos sociais, cada vez mais amplos e variados, em que o indivíduo se insere. Nessa perspectiva, portanto, temos o objetivo de organizar um Dossiê que contemple trabalhos que tratem sobre as diferentes políticas oficiais de ensino que vêm gerando um acervo de reflexões teóricas, consolidadas em documentos da natureza diversa (leis, diretrizes, referenciais curriculares, princípios e critérios para avaliação de livros didáticos etc.), aliadas a ações efetivas de intervenção nas práticas pedagógicas (exames de avaliação do ensino fundamental e médio, sistemas de avaliação de cursos superiores, programas de avaliação do livro didático, programas de formação docente etc.). Assim, são bem vindos trabalhos sobre educação linguística que dialoguem com a justiça social, as tecnologias, os letramentos, a formação docente, a educação linguística antirracista, entre outros.

ENVIO DE ARTIGOS com prazo prorrogado: De 10/05/2021 a 22/08/2021

Previsão de publicação: novembro de 2021.

BAGNO, M.; RANGEL, E. de O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005.

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

As instruções para os autores estão disponíveis em:

https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about/submissions

Submissões devem ser feitas em:

https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about/submissions

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro (UFMS)

Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)

Patrícia Graciela da Rocha (UFMS)

(Organizadoras)