Chamada para publicação - Número temático: Repensando a Educação linguística a partir das metodologias ativas e dos letramentos (prazo prorrogado)
Nós, da Revista Primeira Escrita, uma publicação do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Aquidauana, disponível em https://seer.ufms.br/index.php/revpres, convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas a submeterem trabalhos voltados para o dossiê temático “Repensando a educação linguística a partgir das metodologias ativas e dos letramentos”, com previsão para publicação no final do segundo semestre de 2022. Nosso objetivo é congregar pesquisas em andamento e/ou já concluídas que discutam de alguma forma os temas supracitados.
Dossiê Temático:
Repensando a educação linguística a partir das metologias ativas e dos letramentos (prazo prorrogado até 30 de setembro de 2022)
As Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem vêm emergindo com cada vez mais força nos campos de pesquisa da Linguística Aplicada, dos Estudos Literários e da Educação. Essas propostas constatam o interesse em congregar estudos compatíveis com a ideia de repensar a educação linguística a partir de metodologias ativas e letramentos, questão fundamentada no objetivo comum de professores e pesquisadores em tentar estabelecer, sob um ponto de vista teórico-metodológico, uma série de propostas ligadas aos processos cognitivos e instrucionais sobre o ensino da linguagem na contemporaneidade. A relevância de trabalhos desenvolvidos a partir das metodologias ativas e dos estudos de letramentos refletem uma mudança nas praxeologias contemporâneas, marcadas pela mediação tecnológica e pela relação complexa com a recepção - instâncias que não podem ser elaboradas sem um viés crítico. Esse quadro geral expõe um campo de pensamento dedicado ao limiar entre teoria e prática, abrindo espaço para a germinação de novas práticas de linguagem que possibilitem aos alunos a condição de assumir o papel de protagonistas de sua aprendizagem.
Organizadores do dossiê:
Vinícius Oliveira de Oliveira (UFMS-CPAQ)
Diana Milena Heck ((UFMS-CPAQ)
Felipe Lima (UFMS-CPAQ)
Prazo de submissão prorrogado: até 30 de setembro de 2022.