Chamada para publicação - Número Temático: Sociolinguística e Análise do Discurso: Interfaces possíveis no ensino e na pesquisa

2022-10-18

Revista Primeira Escrita – Vol. 10 - N˚1 – 2023

Neste número a Revista Primeira Escrita volta-se para duas Teorias Linguísticas, especificamente a Sociolinguística e a Análise do Discurso, no sentido de acolher estudos que versem sobre as possíveis interfaces entre essas perspectivas teórico-metodológicas no âmbito do ensino e da pesquisa.

De uma parte, a Sociolinguística enfatiza que o comportamento linguístico e sociocultural é marcado pela heterogeneidade, sendo que a diversidade linguística apresenta sistematicidade e dinamicidade, assim como a sociedade que é complexa e multifacetada. Nesse sentido, essa teoria, ao estudar a língua, leva em consideração os elementos da cultura e da sociedade da qual ela é parte constitutiva e constituinte.

De outra parte, a Análise de Discurso trabalha com o sentido, entendendo-o como efeitos de sentido entre interlocutores, mostrando o seu funcionamento na intersecção entre linguagem, ideologia e história nas mais diversas materialidades discursivas. 

Assim, este dossiê procura congregar trabalhos e pesquisas nas áreas dos Estudos Linguísticos e Literários, no sentido de apresentar discussões numa abordagem interdisciplinar, com base na Sociolinguística e na Análise do Discurso, bem como nas suas interfaces.

Submissões: Até 31 de janeiro de 2023.

Período de avaliação: até 30 de abril de 2023

Previsão de Publicação: até 31 de maio de 2023

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

As instruções para os autores estão disponíveis em:

https://seer.ufms.br/index.php/revpres/about/submissions. 

Organizadores:

Profa. Dra. Cristiane Schmidt (UFMS/UNEMAT)

Prof. Dr. Samuel de Souza Silva (UFMS)

Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza (UEMS/UNEMAT)

Prof. Dr. Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho (UFMA)