Mães à margem

a construção da maternidade no contexto de escravidão nos romances Amada e Compaixão de Toni Morrison

  • Yasmin Ferreira Chinelato USP
Palavras-chave: Literatura Comparada, Literatura Contemporânea, Maternidade, Escravidão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo observar a construção da maternidade em um contexto de escravidão nos romances Amada e Compaixão de Toni Morrison. A princípio é traçada uma breve contextualização acerca das obras a serem analisadas, levando em consideração elementos da narrativa e a importância do papel desempenhado pela autora. Em seguida, a análise se direciona à elaboração do conceito de maternidade em si, partindo das diferentes perspectivas presumíveis na narrativa. Por fim, verifica-se o caráter desigual da vivência maternal pelas personagens, tal qual o papel de ressignificação histórica desempenhado pelo romance ao confrontar a lógica colonizadora e trazer à tona debates sobre raça e classe ainda muito discutidos na contemporaneidade.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: Uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999.

FOUCAULT, Michel. O que é um Autor, 1969. In: Ditos e Escritos - Vol. III - Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Org.: Manoel Barros da Mota. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2015. p. 264-298.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: O desenvolvimento de um conceito crítico. 1967. Tradução: Fábio Fonseca de Melo. Revista Usp, São Paulo, 166, n.53, p.166-182, mar./mai. 2002.

KILOMBA, Grada. Quem pode falar? In: Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: Jess Oliveira. São Paulo: Cobogó, 2019.

MORRISON, Toni. Amada. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MORRISON, Toni. Compaixão. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Publicado
2020-10-05