O SURDO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: análise comparativa entre o posto e o feito

  • Rejane de Aquino Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rosiléia Borges Scalas Galvarro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Surdo. Inclusão social. Atendimento educacional especializado.

Resumo

A presente produção resulta de um trabalho de conclusão do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com a temática concernente ao atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais voltado para alunos surdos. A monografia em questão principiou no embasamento teórico em relação ao surdo em diversos aspectos, partindo para a fundamentação teórica e conceituação a respeito do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais, focando obviamente o aluno surdo, e, por último, versou sobre a pesquisa de campo para a verificação e análise comparativa entre toda esta teoria e a sua prática. Para chegar aos resultados houve a necessidade de se desenvolver uma pesquisa através de observações in loco e de entrevistas com os(as) docentes responsáveis pelas salas multifuncionais. Verificou-se que, na teoria, ou seja, o posto, estas salas foram adequadamente planejadas para possibilitar e facilitar o processo inclusivo. Já na prática, isto é, o feito, notou-se que, felizmente, os(as) docentes investigados(as) são capacitados(as), e o principal, estão altamente dispostos(as), além de se verificar a participação efetiva das famílias, mas, o que falta para que se cumpram os objetivos destas salas diz respeito justamente ao próprio espaço para este fim e aos seus respectivos recursos multifuncionais.

Referências

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Publicado
2015-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS