DICIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS PELO PNLD : análise da microestrutura de quatro dicionários de língua portuguesa

  • Ludymilla Tessari Dutra Rodrigues
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ensino. Monolíngue.

Resumo

No inicio do século XX a lexicografia se objetivava em investigar problemas práticos e teóricos na elaboração de dicionários. A proposta deste artigo não foge a este conceito, uma vez que analisamos a microestrutura de dicionários monolíngues distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) evidenciando se seu aspecto é favorável ao processo cognitivo de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas nas quais são distribuídas essas obras. A microestrutura analisada foi pautada no campo léxico banheiro para tornar possível uma investigação sólida, de modo que possamos indicar o dicionário mais adequado para ser usado como instrumento pedagógico da rede pública de ensino. Para tanto, esta pesquisa apresenta um breve histórico lexicográfico, a estrutura do dicionário, a análise sintática e morfológica do dicionário e a descrição da macro e microestrutura com vistas a verificar se elas atendem as necessidades do consulente, em conformidade ao público ao qual essas obras são direcionadas.

Referências

BECHARA, E. Dicionário da língua portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011a. [51.210 entradas (verbetes e locuções)].

BECHARA, E. (Org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras. 3. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 2011b. [28.805 verbetes].

BIDERMAN, M. T. C. A ciência da Lexicografia. Alfa, São Paulo, v. 28, p. 1-26, 1984a. Suplemento.

BIDERMAN, M. T. C. O Dicionário Padrão da Língua. Alfa, São Paulo, v. 28, p. 27-43, 1984b. Suplemento.

BIDERMAN, M. T. C. A face quantitativa da linguagem: um dicionário de freqüências do português. Alfa, São Paulo, v. 42, p. 161-181, 1998. Edição especial.

BIDERMAN, M. T. C. Dicionários do Português: da tradição à contemporaneidade. Alfa, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 53-69, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com Direito a Palavra: dicionários em sala de aula. Elaborado por Egon Rangel. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2012. 148 p. (PNLD 2012: Dicionários). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 jun. 2015.

FREIRE, L. Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.

GEIGER, Paulo (Org.). Caldas Aulete – minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexi-kon, 2011a. [29.431 verbetes].

GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Organizado por Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b. [75.756 verbetes].

KRIEGER, M. G. Lexicografia: o léxico no dicionário. In: SEABRA, M. C. T. C. (Org.). O léxico em estudo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006a. p. 157-171.

KRIEGER, M. G. Tipologias de dicionários: registros de léxico, princípios e tecnologias. Calidoscópio, São Leopoldo/RS, v. 4, n. 3, p. 141-147, set./dez. 2006b.

LARA, L. F. Teoría del diccionario monolingüe. México: El Colegio de México, Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios, 1997. 274 p.

LARA, L. F. De la definición lexicográfica. México: El Colegio de México, Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios, 2004. 183 p.

NUNES, J. H. A Invenção dos dicionários brasileiro: transferência tecnológica, discurso literário e sociedade. Revista argentina de historiografia linguística, v. 2, p. 159-172, 2013.

SANTIAGO, M. S. Análise contrastivas de microestruturas em dicionários escolares. Pesquisa em discurso pedagógico, [Rio de Janeiro], PUC-Rio, não paginado, 1. sem. 2012. [p. 1-14].

Publicado
2015-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS