Histórias que se ligam

Um olhar sobre a obra "Aquidauana e outras histórias sem rumo", de Mauro Pinheiro

  • Suéllen Silva Varela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Literatura brasileira, Literatura Contemporânea, Conto, Mauro Pinheiro

Resumo

A obra Aquidauana e outras histórias sem rumo, de Mauro Pinheiro, publicada em 1997, é de extrema importância para a literatura contemporânea, pois apresenta várias possibilidades de comparações e análises, principalmente referentes à metaficção. Aborda temas recorrentes da sociedade, relacionados às classes inferiores, aparecendo personagens de uma “realidade sem glamour”, muitas vezes ignorando princípios e pensando apenas na sobrevivência. São histórias se entrelaçam e não se concluem, mas têm fortes diálogos e uma construção da metaficção. Possui personagens marcantes, sendo o principal deles a estrada, que de tão presente nas tramas torna-se de grande importância no enredo. Por outro lado, pela análise de um livro da literatura contemporânea, como o selecionado para este trabalho, constata-se que há poucas referências a respeito. Dessa forma, buscaremos apoio para o estudo em autores tais como Giorgio Agamben (2007; 2009), Zygmunt Bauman (2009), Mario Vargas Llosa (2013), Julio Cortázar (2008) e Ricardo Piglia (2004). Buscamos com esta análise realizar uma breve visão sobre tal obra, que ainda é pouco conhecida pelo público.

Biografia do Autor

Suéllen Silva Varela, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda no curso de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Graduação em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017).

Referências

AGAMBEN, Giogio. Profanações. São Paulo: BoiTempo, 2007.

AGAMBEN, Giogio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PINHEIRO, Mauro. Aquidauana e outras histórias sem rumo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

POE, Edgar Allan. A Filosofia da composição. In: POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Trad. Oscar Mendes e Milton amado. São Paulo: Globo, 1999. 3. ed. revista.

Publicado
2020-10-05