Os poemas e os alunos: um estudo do gênero em ambiente escolar

  • Adriana Regina Moreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fernanda Valim Côrtes Miguel Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: Poema. Gênero. Ensino.

Resumo

O propósito deste artigo é o de apresentar um estudo de conclusão de curso realizado a partir da convivência com um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Diamantina/MG e que teve como objetivo principal a observação e a descrição problematizada das práticas escolares de leitura e de escrita de poemas variados por esta turma específica. Buscamos verificar o modo como o gênero foi apresentado e trabalhado em sala de aula, o que envolveu atividades de leitura interpretativa, escrita e (re)produção de poemas a partir de um tema sugerido, além da observação de como o livro didático utilizado tratava do assunto. Também procuramos percorrer os possíveis espaços de circulação e de acesso a este gênero artístico-literário pelos alunos a partir de informações obtidas através de um questionário que apontou para os usos, funções e práticas do gênero mobilizadas pelo grupo.

Biografia do Autor

Adriana Regina Moreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Bacharel em Humanidades pela UFVJM, cursando o penúltimo período do curso de Letras/Português/Espanhol, também pela UFVJM e no penúltimo período do curso de Música, pelo Centro Universitário do Sul de Minas.
Fernanda Valim Côrtes Miguel, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Orientadora. Professora Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e, atualmente, está cursando o Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BLOOM, Harold. Como e porque ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BORGATTO, Ana Maria Triconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é linguagem. Ilustração de Faifi e Glair Alonso. São Paulo: Ática, 2010.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GOLDSTEIN, Norma Seltzer. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2008.

MARCUSHI, Luiz Antônio. Letramento e Oralidade no Contexto das Práticas Sociais e Eventos Comunicativos. In: SIGNORINI, Inês (Org.) et el. Investigando a relação oral/escrito e as Teorias do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SILVA, Andréia Catarina da; SANTOS, Roseane Moreira dos. Relação professor aluno: uma reflexão dos problemas educacionais. Belém: Universidade da Amazônia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola. Reflexões comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e Ontogênicas. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Publicado
2014-11-06
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS