Das páginas às câmeras
Juan Moreira de Gutiérrez e Favio em dois contextos
Resumo
Este artigo se propõe analisar os efeitos de continuidade de um aspecto da história argentina, concentrados na tradição literária gauchesca, dando relevância à popularização dos feitos de Juan Moreira, narrados no romance de Eduardo Gutiérrez e no filme de Leonardo Favio. Assim, interessa para a análise deste trabalho traçar comparações entre as duas obras a partir da teoria da adaptação (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006), observando os efeitos da narrativa cinematográfica junto aos mecanismos de seleção e acentuação, para elucidar como a tradição literária do criollismo argentino permaneceu no espaço de tempo entre o romance e o filme com o mesmo efeito de popularização.
Referências
FILME JUAN MOREIRA. Direção Leonardo Favio. Produção Leonardo Favio, Alberto Hurovich, Tito Hurovich, Buenos Aires: Centauro, 1973. Son. Cor.
GUTIÉRREZ, Eduardo. Juan Moreira. Barcelona: Linkgua Narrativa, 2012.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013.
LAERA, Alejandra. El tempo vacío de la ficción: las novelas argentinas de Eduardo Gutiérrez y Eugenio Cambaceres. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003.
LUDMER, Josefina. El género gauchesco: un tratado sobre la patria. Buenos Aires: Sudamericana, 2000.
METZ, Christian. A significação do cinema. Trad. Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 1972.
PRIETO, Adolfo. El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Buenos Aires: Sudamericana, 1988.
ROJAS, Nerio. “El verdadero Juan Moreira”. In: ______. El diablo y la locura y otros ensayos. Buenos Aires: El Ateneo, 1951. pp.187-206.
SHUMWAY, Nicolás. A invenção da Argentina: história de uma ideia. São Paulo, 2008.
SOMMER, Doris. Ficciones fundacionales: las novelas nacionales de América Latina. Bogotá: Ediciones Fondo de Cultura Económica, 2004.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Revista Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 51, pp. 19-53, jul./dez. 2006.
SUAREZ, Nicolás. El gaucho matrero y la mujer fatal: peronización del criollismo y feminización de la política en el filme Juan Moreira (1948), de Luis José Moglia Bart. Estudios de Teoría Literaria. Revista digital: artes, letras y humanidades, v. 10, n. 21, pp. 218-233, marzo de 2021.
Copyright (c) 2022 Revista Primeira Escrita
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.