Pandemia em capas de revista:

multimodalidade e argumentatividade sob a ótica semiolinguística

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Universidade Federal Fluminense
  • Isabella Isabella da Rocha Universidade Federal Fluminense

Resumen

O mundo em 2019 conheceu um inimigo invisível, mas forte o suficiente para causar danos intensos: o novo coronavírus. Por isso, esse agente biológico e a doença causada por ele, a Covid-19, tornaram-se tema constante em pesquisas, notícias, reportagens, postagens em redes sociais e conversas no dia a dia. Considerando que a argumentatividade está inscrita na própria língua e de que, nas variadas situações de comunicação, em maior ou menor grau, fazemos uso de estratégias argumentativas, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias de argumentação presentes em capas de revista publicadas durante esse período complexo, cujo tema principal foi a própria pandemia. A metodologia da pesquisa, de caráter teórico e aplicado, é essencialmente qualitativa. São analisadas aqui três capas de revistas distintas, publicadas respectivamente no México, Estados Unidos e França, mostrando diferentes perspectivas do acontecimento. A base teórica principal será a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, em interface com a Argumentação na língua, de Ruth Amossy. Por meio desta pesquisa, percebeu-se que, apesar de as capas não apresentarem uma estrutura argumentativa canônica, o projeto de influência encontra-se de forma implícita, conduzindo a leitura em determinada direção.

Biografía del autor/a

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF, onde atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. Tem ampla experiência na Educação Básica. É uma das organizadoras e autoras do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Isabella Isabella da Rocha , Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Letras Português-Francês (UFF) e bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Sua pesquisa tem se voltado para a Semiolinguística, a Argumentação e os textos midiáticos.

Citas

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Publicado
2022-07-14