Pandemia em capas de revista:

multimodalidade e argumentatividade sob a ótica semiolinguística

  • Glayci Xavier Universidade Federal Fluminense
  • Isabella Pontes Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Argumentação, Semiolinguística, Multimodalidade, Pandemia, Covid-19

Resumo

O mundo em 2019 conheceu um inimigo invisível, mas forte o suficiente para causar danos intensos: o novo coronavírus. Por isso, esse agente biológico e a doença causada por ele, a Covid-19, tornaram-se tema constante em pesquisas, notícias, reportagens, postagens em redes sociais e conversas no dia a dia. Considerando que a argumentatividade está inscrita na própria língua e de que, nas variadas situações de comunicação, em maior ou menor grau, fazemos uso de estratégias argumentativas, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias de argumentação presentes em capas de revista publicadas durante esse período complexo, cujo tema principal foi a própria pandemia. A metodologia da pesquisa, de caráter teórico e aplicado, é essencialmente qualitativa. São analisadas aqui três capas de revistas distintas, publicadas respectivamente no México, Estados Unidos e França, mostrando diferentes perspectivas do acontecimento. A base teórica principal será a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, em interface com a Argumentação na língua, de Ruth Amossy. Por meio desta pesquisa, percebeu-se que, apesar de as capas não apresentarem uma estrutura argumentativa canônica, o projeto de influência encontra-se de forma implícita, conduzindo a leitura em determinada direção.

Biografia do Autor

Glayci Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF, onde atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. Tem ampla experiência na Educação Básica. É uma das organizadoras e autoras do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Isabella Pontes, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Letras Português-Francês (UFF) e bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Sua pesquisa tem se voltado para a Semiolinguística, a Argumentação e os textos midiáticos.

Referências

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Publicado
2022-07-14