Pandemia em capas de revista:
multimodalidade e argumentatividade sob a ótica semiolinguística
Resumo
O mundo em 2019 conheceu um inimigo invisível, mas forte o suficiente para causar danos intensos: o novo coronavírus. Por isso, esse agente biológico e a doença causada por ele, a Covid-19, tornaram-se tema constante em pesquisas, notícias, reportagens, postagens em redes sociais e conversas no dia a dia. Considerando que a argumentatividade está inscrita na própria língua e de que, nas variadas situações de comunicação, em maior ou menor grau, fazemos uso de estratégias argumentativas, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias de argumentação presentes em capas de revista publicadas durante esse período complexo, cujo tema principal foi a própria pandemia. A metodologia da pesquisa, de caráter teórico e aplicado, é essencialmente qualitativa. São analisadas aqui três capas de revistas distintas, publicadas respectivamente no México, Estados Unidos e França, mostrando diferentes perspectivas do acontecimento. A base teórica principal será a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, em interface com a Argumentação na língua, de Ruth Amossy. Por meio desta pesquisa, percebeu-se que, apesar de as capas não apresentarem uma estrutura argumentativa canônica, o projeto de influência encontra-se de forma implícita, conduzindo a leitura em determinada direção.
Referências
______. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso-FALE/UFMG, 2001.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
______. A argumentação em uma problemática da influência. In: ReVEL, edição especial v. 14, n. 12, 2016. Tradução: Maria Aparecida Lino Pauliukonis. p. 8-30. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/82cdc76251f39fa72a9aa561bec1216a.pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
______. O turbilhão do interdiscurso. In: CAVALCANTE, Mônica M.; BRITO, Mariza A. P. (Orgs.). Texto, discurso e argumentação: traduções. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 71-96.
DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 19-42.
G1. Vagas de trabalho remoto crescem 215% entre março e novembro; veja cargos com maior demanda. G1, 6 dez. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/12/06/vagas-de-trabalho-remoto-crescem-215percent-entre-marco-e-novembro-veja-cargos-com-maior-demanda.ghtml. Acesso em: 12 mar. 2022.
G1. Mortes e casos conhecidos de coronavírus no Brasil e nos estados. G1, São Paulo, 11 mar. 2022. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/coronavirus/estados-brasil-mortes-casos-media-movel/. Acesso em: 12 mar. 2022.
KOCH, Ingedore Villaça G. A inter-ação pela linguagem. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUSA, Rômulo. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, 24 jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00177020. Acesso em: 12 mar. 2022.
MONNERAT, Rosane. O olhar discursivo para uma metodologia integrada. XAVIER, G.; REBELLO, I. da S.; MONNERAT, R. (Org.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021.p. 41-57.
REBELLO, Ilana da Silva. Rato e política: a crítica explícita em capas da Veja. Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 43, v. 3, p. 1140-1156, set-dez 2014. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/512. Acesso em: 10 out. 2020.
______. A Semiolinguística vai para a escola. MONNERAT, xxx. XAVIER, G.; REBELLO, I. da S.; MONNERAT, R. (Org.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021. p. 15-39.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (Undime). Pesquisa Undime: educação na pandemia, novembro de 2021, Brasília, dez. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/16996/file/pesquisa-undime-educacao-na-pandemia-sexta-onda.pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
Copyright (c) 2022 Revista Primeira Escrita
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.