Uma análise semiolinguística do discurso antivacina no governo Bolsonaro

  • Thiago Costa da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Patrick Neves de Paula da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Cláudia Cristina Mendes Giesel Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Teoria Semiolinguística; Bolsonaro; pandemia; covid-19; análise do discurso.

Resumo

Resumo

O presente trabalho irá apresentar uma análise do discurso performado pelo Presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia e às medidas sanitárias instauradas, tendo estas o intuito de retardar os efeitos nocivos da covid-19. Além disso, iremos realizar uma apreciação crítica de seus ataques direcionados à busca de vacina e às medidas preventivas recomendadas pela OMS. Este artigo possui como justificativa comprovar que o discurso antivacina, balizado por encenações negacionista e ideológica, desencadeou um gerenciamento político ineficaz durante a pandemia, promovendo uma alta taxa de contaminação e óbitos. Para a realização das análises dos depoimentos proferidos pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, utilizaremos a Teoria Semiolinguística, desenvolvida pelo pesquisador francês Patrick Charaudeau (2019, 2011, 2005, 1999), para buscar se seu projeto de influência e pretendendo causar efeitos de sentido motivaram e incentivaram a população brasileira a abrandar os cuidados profiláticos em relação à pandemia. A presente pesquisa possui como objetivos averiguar algumas condutas psico-sócio-linguageiras manifestadas pelo presidente do Brasil em relação à vacina contra o Covid-19; examinar a influência negacionista exercida e os efeitos causados por Bolsonaro, no imaginário sociodiscursivo, à população e analisar o posicionamento do Chefe de Estado quanto à periculosidade da ação do vírus para a saúde humana; e às recomendações de medicamentos sem comprovação científica.

 

Palavras-chave: Teoria Semiolinguística; Bolsonaro; pandemia; covid-19; análise do discurso.

Biografia do Autor

Thiago Costa da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2020). E-mail para contato: thiago_cs@id.uff.br

Patrick Neves de Paula da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2020). E-mail para contato: phastrickneves@gmail.com

Cláudia Cristina Mendes Giesel, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Curriculum and InstructionIowa State University (2003), mestre em Linguística Aplicada – Inglês – Iowa State University (1999) e graduada em Letras – Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991). E-mail para contato: claudia.giesel@uva.br

Referências

Thiago Costa da Silva (UFF)
Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2020). E-mail para contato: thiago_cs@id.uff.br

Patrick Neves de Paula da Silva (UFF)
Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2020). E-mail para contato: phastrickneves@gmail.com

Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA)
Doutora em Curriculum and Instruction – Iowa State University (2003), mestre em Linguística Aplicada – Inglês – Iowa State University (1999) e graduada em Letras – Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991). E-mail para contato: claudia.giesel@uva.br
Publicado
2022-07-14