Desinformação frente à pandemia:

uma análise discursiva de receitas caseiras contra o coronavírus.

Autores

  • Clara Moreira Molinari UNESP - FCL/Ar

DOI:

https://doi.org/10.55028/rpe.v9i1.15664

Palavras-chave:

Enunciado., Dialogismo., Círculo de Bakhtin., Coronavírus.

Resumo

Este artigo, calcado na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, propõe analisar alguns enunciados “desinformativos” de métodos e receitas caseiras que propõem a cura da COVID-19. Como percurso analítico, exploramos o método dialético-dialógico, que se apoia no cotejamento de textos e de seus contextos para compreender a dimensão dialógica dos enunciados. Os resultados obtidos revelam, sobretudo, as relações de sentido, as projeções axiológicas e a colisão de vozes que emergem desses enunciados.

 

Referências

BAKHTIN. M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FURTADO, R. Os diálogos do cotidiano nas redes sociais: a liquidez discursiva nos memes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGe. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. Caderno de estudos IV para iniciantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-39.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: 34, 2017.

Downloads

Publicado

2022-07-14