FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO A DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS: relato de experiência

  • Alan Victor Andrade Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Isabel Cristina Ratund Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: relato-de-experiência. gêneros-textuais. Pibid.

Resumo

Esse relato tem o objetivo de apresentar a experiência de um acadêmico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa visa o preparo para a docência dos alunos dos cursos de Licenciatura das Universidades Federais e Estaduais por meio de bolsas geradas pelo governo brasileiro mediante projetos contemplados. As atividades são realizadas sob a orientação de um professor/a coordenador/a e do/da professor/a supervisor/a da escola parceira ao projeto. No ano de 2014, acadêmicos participaram de oficinas no Projeto PIBID: Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ) com seus professores coordenadores, em que foram trabalhados os gêneros textuais jornalísticos. No primeiro semestre de 2015, alguns destes pibidianos tiveram como objetivo ministrar aulas para os novos acadêmicos de Letras ingressados no Pibid, utilizando diversas mídias de apoio. Nessas oficinas, os pibidianos recém-chegados foram preparados para que no semestre seguinte, aplicassem o que foi aprendido nas escolas parceiras. Nessas oportunidades, os professores coordenadores, os pibidianos, tanto os ministrantes, como os recém-ingressados ao grupo puderam compartilhar experiências, dúvidas, reflexões, e conhecimentos para seu desenvolvimento em grupo, pessoal e futuramente profissional. A oficina se tornou um meio de prática dos Pibidianos para vida docente, buscando sempre harmonia, qualidade e interação, entre os acadêmicos, professores da Universidade e escolas parceiras. Sem dúvida o Pibid tem dado fundamentos e preparo para o que poderá se encontrar em sala de aula, e de como lidaremos com isso.

Biografia do Autor

Alan Victor Andrade, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Acadêmico de Letras Licenciatura em Português /Inglês.
Isabel Cristina Ratund, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do Curso de Letras - Licenciatura Port. Inglês - UFMS/CPAQ

Referências

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid > . Acesso em: 7 de out. De 2015

MEDINA, J. Gêneros Jornalísticos: repensando a questão. Revista Symposiu M. Espírito Santo: janeiro/junho de 2001

Publicado
2016-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS