A PARATOPIA DO AUTOR NO CONTO “TEORIA DO MEDALHÃO” DE MACHADO DE ASSIS

  • Juliana Recalde Gimenez UFMS/CPAQ
  • Rosalina Brites de Assunção UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Análise do discurso. Enunciação literária. Paratopia.

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de demonstrar como a paratopia do autor é expressa discursivamente no conto “Teoria do Medalhão”, de Machado de Assis. Adota-se como suporte teórico os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo a noção de paratopia, proposta por Maingueneau (2006) para o estudo do discurso literário. O autor considera que é no processo de criação da obra literária que o escritor constrói para si um lugar no mundo. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o referencial teórico, levantando o material publicado em livros e redes eletrônicas. A seguir, foi desenvolvida uma pesquisa analítica e descritiva do conto, através da qual, constatamos como a paratopia do autor se constrói na sociedade inscrita na obra. Para Maingueneau (2006) o escritor pode construir na enunciação literária a sua paratopia, e essa construção longe de ser exterior à obra, é parte da sua criação. A pesquisa permitiu-nos evidenciar que a paratopia do autor no conto machadiano se constrói na enunciação pelo uso recorrente da ironia expressa no diálogo das personagens.

Biografia do Autor

Juliana Recalde Gimenez, UFMS/CPAQ
Acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana.
Rosalina Brites de Assunção, UFMS/CPAQ
Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana.

Referências

ASSIS, M. de. Teoria do medalhão. In: ASSIS, M. de. Papéis Avulsos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

BASTIDE, R. Machado de Assis, Paisagista. Revista USP, São Paulo, n. 56, p. 192-202, dez./fev. 2002/2003. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revusp/article/ view/33821 >. Acesso em: 12 dez. 2015.

BOSI, A. O enigma do olhar. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

CANDIDO, A. Esquema de Machado de Assis. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. Disponível em: < http://paginapessoal.utfpr.edu.br/mhlima/Esquema_Machado_de_Assis.pdf/view >. Acesso em: 4 fev. 2016.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário da Análise do Discurso. Coordenação de tradução Fabiana Komesu. 3. ed. 1. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014.

GIERING, M. A.; SEVERO, R. N. Língua e Literatura: espaço de criação identidárias. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 7, n. 2, p. 288-311, jul./dez. 2011. Disponível em: < http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/2404/1557 >. Acesso em: 4 jan. 2016.

MAINGUENEAU, D. O Discurso Literário contra a Literatura. In: MELLO, R. Análise do Discurso e Literatura. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2005. p. 17-29.

MAINGUENEAU, D. Discurso Literário. São Paulo: Contexto, 2006.

Publicado
2016-12-31
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS